Estágios curriculares supervisionados: o que a gestão escolar tem a ver com isso?

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Data
2013-08-13Autor
Bittencourt, Joséli Pasetto
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Considerando a realidade educacional brasileira, a relação entre universidade e escola básica é um tema que tem ganhado destaque. Neste contexto, formação de professores e gestão escolar são temas que estão bastante em voga quando se fala em melhorias na qualidade da educação. Buscando melhor perceber tal relação, a presente pesquisa se propôs em compreender em que medida a questão da gestão dos estágios nas escolas impacta na formação docente. Para auxiliar no entendimento de algumas questões referentes à temática, utilizou-se uma pesquisa qualitativa, em que foi possível inferir questões a partir de uma análise bibliográfica de documentos da escola e dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs) de licenciatura da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), além de entrevistas semiestruturadas com acadêmicos de alguns cursos de licenciatura da UFSM e com gestores do Instituto Estadual Padre Caetano, responsáveis por receber os estagiários. A pesquisa está apoiada em autores como Pimenta (2004), Lück (1998) e Wielewicki (2010). Com base nos dados obtidos, foi possível perceber algumas fragilidades na relação entre universidade e escola, principalmente no que concerne à gestão da escola e ao estágio curricular supervisionado. Foi possível perceber ainda, por meio das entrevistas com estagiários, algumas lacunas quanto à formação docente, as quais também merecem destaque nesta pesquisa.
Coleções
- Gestão Educacional [289]