dc.contributor.advisor | Germani, Larice Maria Bonato | |
dc.creator | Tavares, Franciele Fracari Beck | |
dc.date.accessioned | 2019-07-19T12:43:31Z | |
dc.date.available | 2019-07-19T12:43:31Z | |
dc.date.issued | 2008-10-25 | |
dc.date.submitted | 2008 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17500 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Altas Habilidades/Superdotação, RS, 2008. | por |
dc.description.abstract | The aim of this article is to present specific characteristics of High
Abilities/Giftedness and of Attention Deficit Hyperactivity Disorder in order to set up
some ideas of approximation and detachment about those two conditions or themes,
so as to display a source of information for professionals who work on the
identification of those conditions, as well as on the assistance to those subjects.
Thus, a bibliographic study was carried out, approaching several authors who write
about such matters. After a brief explanation of the behavioral features of those
subjects, they were compared and discussed. Such discussion evidences that there
are behaviors that are similar in their peculiarities and others that help concerning the
distinction between those two situations. The information presented in this study
intends to minimize some factors related to confusions regarding the evaluation and
diagnosis of such subjects. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Altas habilidades/superdotação | por |
dc.subject | Déficit de atenção | por |
dc.subject | Hiperatividade | por |
dc.subject | Características | por |
dc.subject | Aproximações | por |
dc.subject | Distanciamentos | por |
dc.title | Altas habilidades/superdotação e transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: aproximações e distanciamentos | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Especial - Altas Habilidades/Superdotação | por |
dc.description.resumo | Este artigo tem por objetivo apresentar características específicas das Altas
Habilidades/Superdotação e do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade a
fim de construir algumas aproximações e distanciamentos entre essas duas
condições ou temáticas, para tornar-se uma fonte de informação aos profissionais
que trabalham na identificação e atendimento a esses sujeitos. Para tanto foi
realizado um estudo bibliográfico entre alguns autores que escrevem sobre as
temáticas em questão. Após uma breve exposição das características
comportamentais desses sujeitos elas foram comparadas e discutidas. Concluiu-se
que existem comportamentos que se aproximam em suas características e outros
que auxiliam na distinção entre essas duas situações. A partir da apresentação do
que foi levantado nesse estudo pretende-se sejam minimizados alguns fatores
relacionados a confusões na avaliação e identificação desses sujeitos. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |