dc.contributor.advisor | Munhóz, Maria Alcione | |
dc.creator | Turchiello, Priscila | |
dc.date.accessioned | 2019-07-19T15:35:52Z | |
dc.date.available | 2019-07-19T15:35:52Z | |
dc.date.issued | 2007-11-05 | |
dc.date.submitted | 2007 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17507 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2007. | por |
dc.description.abstract | The present study, developed along the Educational Management Specialization
Course in 2006 and 2007 years aims to have a glimmer of the family place in the
including school from the democratic management perspective. This refers to
bibliographic embayed research, which is constituted, specially, by books and
scientific papers. The relevance of this choice is shifted, given the fact we consider
apt the conduction of a deep theoretical study of the research issues, for we to find
consistent subsidy for further discussion about this knowledge area. From the
exploratory reading there were selected authors, whose presented a significant
involvement with the researched theme fostered a theoretical approximation, that
made possible to analyze the concepts involved in the family participation in the
context of including school, entangling conceptions about the democratic
management and inclusion practices. Considering the consulted authors approach,
we could perceive that the current political-social and economic transformations that
characterize the present context lead the family to occupy a space of greater
participation in the educational environment, based in democratic and inclusive practices. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Família | por |
dc.subject | Escola inclusiva | por |
dc.subject | Gestão democrática | por |
dc.subject | Family | eng |
dc.subject | Including school | eng |
dc.subject | Democratic management | eng |
dc.title | Escola inclusiva x gestão democrática: o lugar da família | por |
dc.title.alternative | Including school x democratic management: the place of family | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional | por |
dc.description.resumo | O presente estudo, desenvolvido ao longo do Curso de Especialização em Gestão
Educacional nos anos de 2006 e 2007 busca vislumbrar o lugar da família na escola
inclusiva a partir da perspectiva de gestão democrática. Esta se refere a uma
pesquisa de cunho bibliográfico, que se constitui, especialmente, por livros e artigos
científicos. Destaca-se a relevância dessa escolha, pelo fato de considerarmos
pertinente a realização de um estudo teórico aprofundado dos temas de pesquisa,
para que encontrássemos subsídios consistentes para posteriores discussões
acerca desta área de conhecimento. A partir da leitura exploratória foram
selecionados autores, que apresentando um envolvimento significativo com o tema
pesquisado possibilitaram uma aproximação teórica, em que foi possível analisar os
conceitos que envolvem a participação da família no contexto das escolas inclusivas,
entrelaçando concepções a respeito da gestão democrática e das práticas de
inclusão. Considerando a abordagem dos autores consultados, pode-se perceber
que as correntes transformações político-sociais e econômicas que caracterizam o
contexto atual fazem com que a família passe a ocupar um espaço de maior
participação no ambiente educacional, fundamentado em práticas democráticas e
inclusivas. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |