Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMunhóz, Maria Alcione
dc.creatorTurchiello, Priscila
dc.date.accessioned2019-07-19T15:35:52Z
dc.date.available2019-07-19T15:35:52Z
dc.date.issued2007-11-05
dc.date.submitted2007
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/17507
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2007.por
dc.description.abstractThe present study, developed along the Educational Management Specialization Course in 2006 and 2007 years aims to have a glimmer of the family place in the including school from the democratic management perspective. This refers to bibliographic embayed research, which is constituted, specially, by books and scientific papers. The relevance of this choice is shifted, given the fact we consider apt the conduction of a deep theoretical study of the research issues, for we to find consistent subsidy for further discussion about this knowledge area. From the exploratory reading there were selected authors, whose presented a significant involvement with the researched theme fostered a theoretical approximation, that made possible to analyze the concepts involved in the family participation in the context of including school, entangling conceptions about the democratic management and inclusion practices. Considering the consulted authors approach, we could perceive that the current political-social and economic transformations that characterize the present context lead the family to occupy a space of greater participation in the educational environment, based in democratic and inclusive practices.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectFamíliapor
dc.subjectEscola inclusivapor
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectFamilyeng
dc.subjectIncluding schooleng
dc.subjectDemocratic managementeng
dc.titleEscola inclusiva x gestão democrática: o lugar da famíliapor
dc.title.alternativeIncluding school x democratic management: the place of familyeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoO presente estudo, desenvolvido ao longo do Curso de Especialização em Gestão Educacional nos anos de 2006 e 2007 busca vislumbrar o lugar da família na escola inclusiva a partir da perspectiva de gestão democrática. Esta se refere a uma pesquisa de cunho bibliográfico, que se constitui, especialmente, por livros e artigos científicos. Destaca-se a relevância dessa escolha, pelo fato de considerarmos pertinente a realização de um estudo teórico aprofundado dos temas de pesquisa, para que encontrássemos subsídios consistentes para posteriores discussões acerca desta área de conhecimento. A partir da leitura exploratória foram selecionados autores, que apresentando um envolvimento significativo com o tema pesquisado possibilitaram uma aproximação teórica, em que foi possível analisar os conceitos que envolvem a participação da família no contexto das escolas inclusivas, entrelaçando concepções a respeito da gestão democrática e das práticas de inclusão. Considerando a abordagem dos autores consultados, pode-se perceber que as correntes transformações político-sociais e econômicas que caracterizam o contexto atual fazem com que a família passe a ocupar um espaço de maior participação no ambiente educacional, fundamentado em práticas democráticas e inclusivas.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional [289]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto