A influência das práticas pedagógicas na formação da identidade e cultura surda
Visualizar/ Abrir
Data
2010-12-20Autor
Umpierre, Patrícia Cereser Fernandes
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O presente artigo tem por objetivo refletir sobre as possíveis influências das práticas
pedagógicas desenvolvidas na escola regular, na formação da identidade e da
cultura dos alunos surdos, como também, buscar um caminho norteador para que
essas práticas venham a propiciar uma educação de qualidade. A inclusão de
alunos surdos impõe inúmeros desafios ao sistema de ensino. Novas práticas são
produzidas, voltadas ao reconhecimento das possibilidades dos alunos surdos em
que são potencializadas suas diferenças lingüísticas e culturais. Nas propostas
pedagógicas desenvolvidas com essa perspectiva, o objetivo é consolidar uma
situação de bilingüismo, em que a língua de sinais seja mediadora no acesso às
atividades escolares, e a língua portuguesa seja aprendida como uma segunda
língua. Assim, possibilita o trabalho com as diferenças dos sujeitos surdos e suas
possibilidades alternativas de comunicação e aprendizagem. A metodologia utilizada
para elaboração do referido artigo é a pesquisa bibliográfica, embasada em
documentos já editados sobre o assunto, seguindo autores como Fernandez (1993),
Focault (1991), Perlin (2004), Santos (2000), Silva (2000), Skliar (2000, 2003),
Stroebel (2008) e outros. Dentro das possibilidades educacionais sociais, dos
surdos, o aspecto mais significativo repousa no reconhecimento do seu potencial
visual na produção de formas alternativas de interação e comunicação simbólica,
sendo a língua de sinais seu produto cultural mais representativo. Desse modo, ao
invés de “deficientes” eles passam a ser reconhecidos como um grupo cultural que
utiliza uma linguagem minoritária – a Libras, em relação à língua oficial do país – a
Língua Portuguesa. A prática escolar exige uma constante reflexão sobre os
conteúdos, os objetivos, as metodologias e as formas de avaliação em uso na escola
e sua adequação às possibilidades dos alunos surdos.
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: