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dc.contributor.advisorMarin, Marilu Favarin
dc.creatorTonieto, Carina
dc.date.accessioned2019-07-22T15:37:48Z
dc.date.available2019-07-22T15:37:48Z
dc.date.issued2009-11-27
dc.date.submitted2009
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/17519
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009.por
dc.description.abstractThe school education, in theory, doesn’t happen without educative principles. Schools develop practices of pedagogical and administrative management that are, in some ways, guided by proposals built by the responsible persons for the organization of the school routine. The problem, however, seems not to reside in the lack of principles, but in the lack of their comprehension, which results in the defense of some principles by the discursive practice, on the one hand, and in the implementation of other principles by the pedagogical and administrative practice, on the other hand. As most of people know, it is possible to criticize an educational act based on transmission of contents and a management model based on authoritarism. With their action, the responsible persons by the school routine can reinforce this criticism, which implies a considerable distance between what is claimed and what is done. In this sense, this monography aims to investigate the possibility of the public school of basic education educates under the citizenship-experience, having as central axis a democratic management and its pedagogic proposal. Based on a conception of a democratic management of school, this work tries to characterize what is an educative process turned to the citizenship-experience, which depends on pedagogic practices that overcome a conception of “bank education”, that denies the citizenship-experience, and turn to the construction of a “dialogical/problematizing education”, where resides the possibility of educating under the citizenship-experience.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectCidadaniapor
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectCitizenshipeng
dc.subjectDemocratic managementeng
dc.titleEducar na vivência cidadã e as suas Implicações no processo de gestão democrática da escolapor
dc.title.alternativeEducating under the citizenship experience and its implications in the process of democratic management of the scholleng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Tio Hugo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoA educação escolar, teoricamente, não acontece com a ausência de princípios educativos. As escolas desenvolvem práticas de gestão pedagógica e administrativa, que são de certa forma, orientadas por propostas construídas pelos responsáveis pela organização do cotidiano escolar. O problema parece, no entanto, não residir na falta de princípios, mas na falta de compreensão deles, isto é, na falta de compreensão dos princípios que fundamentam e orientam as práticas educativas o que acarreta a defesa de alguns princípios pela prática discursiva e a concretização de outros pela prática pedagógica e administrativa. Ao passo que é possível criticar um ato educativo pautado na transmissão de conteúdos e um modelo de gestão pautado no autoritarismo, essa mesma crítica é passível de reforço pela própria ação de quem a ela dirige a crítica, o que implica em uma considerável distância entre aquilo que se busca ou se pretende e aquilo que se faz. Nesse sentido a presente pesquisa bibliográfica objetiva investigar a possibilidade de a escola pública de ensino fundamental educar na vivência cidadã tendo como eixo central de articulação, a gestão democrática e a proposta pedagógica da escola. A partir da definição de uma concepção de gestão democrática da escola busca-se caracterizar o que é um processo educativo voltado para a vivência da cidadania por meio de práticas pedagógicas que superam uma concepção de “educação bancária”, negadora da vivência cidadã, e que se voltam para a construção de uma “educação dialógica/problematizadora”, nas quais reside a possibilidade de educar na vivência cidadã.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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