dc.contributor.advisor | Marin, Marilu Favarin | |
dc.creator | Tonieto, Carina | |
dc.date.accessioned | 2019-07-22T15:37:48Z | |
dc.date.available | 2019-07-22T15:37:48Z | |
dc.date.issued | 2009-11-27 | |
dc.date.submitted | 2009 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17519 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009. | por |
dc.description.abstract | The school education, in theory, doesn’t happen without educative principles. Schools
develop practices of pedagogical and administrative management that are, in some ways,
guided by proposals built by the responsible persons for the organization of the school
routine. The problem, however, seems not to reside in the lack of principles, but in the lack of
their comprehension, which results in the defense of some principles by the discursive
practice, on the one hand, and in the implementation of other principles by the pedagogical
and administrative practice, on the other hand. As most of people know, it is possible to
criticize an educational act based on transmission of contents and a management model based
on authoritarism. With their action, the responsible persons by the school routine can
reinforce this criticism, which implies a considerable distance between what is claimed and
what is done. In this sense, this monography aims to investigate the possibility of the public
school of basic education educates under the citizenship-experience, having as central axis a
democratic management and its pedagogic proposal. Based on a conception of a democratic
management of school, this work tries to characterize what is an educative process turned to
the citizenship-experience, which depends on pedagogic practices that overcome a conception
of “bank education”, that denies the citizenship-experience, and turn to the construction of a
“dialogical/problematizing education”, where resides the possibility of educating under the citizenship-experience. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Cidadania | por |
dc.subject | Gestão democrática | por |
dc.subject | Education | eng |
dc.subject | Citizenship | eng |
dc.subject | Democratic management | eng |
dc.title | Educar na vivência cidadã e as suas Implicações no processo de gestão democrática da escola | por |
dc.title.alternative | Educating under the citizenship experience and its implications in the process of democratic management of the scholl | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Tio Hugo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | A educação escolar, teoricamente, não acontece com a ausência de princípios educativos. As
escolas desenvolvem práticas de gestão pedagógica e administrativa, que são de certa forma,
orientadas por propostas construídas pelos responsáveis pela organização do cotidiano
escolar. O problema parece, no entanto, não residir na falta de princípios, mas na falta de
compreensão deles, isto é, na falta de compreensão dos princípios que fundamentam e
orientam as práticas educativas o que acarreta a defesa de alguns princípios pela prática
discursiva e a concretização de outros pela prática pedagógica e administrativa. Ao passo que
é possível criticar um ato educativo pautado na transmissão de conteúdos e um modelo de
gestão pautado no autoritarismo, essa mesma crítica é passível de reforço pela própria ação de
quem a ela dirige a crítica, o que implica em uma considerável distância entre aquilo que se
busca ou se pretende e aquilo que se faz. Nesse sentido a presente pesquisa bibliográfica
objetiva investigar a possibilidade de a escola pública de ensino fundamental educar na
vivência cidadã tendo como eixo central de articulação, a gestão democrática e a proposta
pedagógica da escola. A partir da definição de uma concepção de gestão democrática da
escola busca-se caracterizar o que é um processo educativo voltado para a vivência da
cidadania por meio de práticas pedagógicas que superam uma concepção de “educação
bancária”, negadora da vivência cidadã, e que se voltam para a construção de uma “educação
dialógica/problematizadora”, nas quais reside a possibilidade de educar na vivência cidadã. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |