dc.contributor.advisor | Wielewicki, Hamilton de Godoy | |
dc.creator | Frigo, Leandro Marcon | |
dc.date.accessioned | 2016-06-20T15:44:02Z | |
dc.date.available | 2016-06-20T15:44:02Z | |
dc.date.issued | 2006-07-31 | |
dc.date.submitted | 2006 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1751 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação num Enfoque Globalizador, RS, 2006. | por |
dc.description.abstract | In this work we intend to make a few considerations concerning the paths to scientific knowing up to its own construction, its transformation into an applicable form of knowledge in the school context. Our interest is to approach the relationship between that knowledge and the background of the students, who are assumed here as bearers of a popular knowledge related to their own historical and social context. Therefore, we selected a set of teaching practices known as “Situation of Study /Conceptually-rich Situation” to allow for linking theory and practice as a way to instrumentalize significant teaching/learning environment for the involved school community. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | por |
dc.subject | Saber escolar/científico/popular | por |
dc.title | Racionalidade científica e construção do conhecimento: percursos do saber | por |
dc.title.alternative | Scientific rationalization and construction of knowledge: paths to knowing | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Educação num Enfoque Globalizador | por |
dc.description.resumo | Neste trabalho, temos como objetivo tecer algumas considerações concernentes ao percurso do saber científico até sua construção, sua transformação em um saber aplicável no contexto escolar. Nosso interesse é problematizar a relação desse saber com o conhecimento pré-existente dos sujeitos aprendizes, compreendidos enquanto detentores de um saber popular relativos aos seus contextos histórico-sociais. Dessa forma elegemos uma prática de ensino denominada Situação de Estudo/Situação de Alta Vivência para viabilizar o elo entre teoria e prática como forma de instrumentalização para uma docência/discência significativa para toda a comunidade escolar envolvida. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |