Família e escola: uma importante e necessária relação
Resumen
Este projeto de pesquisa atende ao trabalho de conclusão do curso de Pedagogia (Noturno) da Universidade Federal de Santa Maria, que trata da temática sobre a relação da família com a escola. O objetivo geral constituiu-se na observação praticante de como se estabelecem as relações entre família e escola, considerandoas como instituições socialmente organizadas a partir dos estudos de Nogueira (2013); Tavares (2013); Montandon (2005). A metodologia utilizada é de cunho e abordagem qualitativa do tipo pesquisa bibliográfica e exploratória. Como etapas citase: escolha do tema, levantamento bibliográfico preliminar dos quais destacamos os principais como Nogueira (2013), Tavares (2013), Montandon (2005), formulação do problema, busca das fontes, leitura do material e redação do texto final. Espera-se
que, a partir deste estudo, contribua-se para o aprofundamento nas discussões sobre o tema, possibilitando que outras pesquisas possam discorrer e se ampliar no campo da educação. A pesquisa permitiu ainda que a pesquisadora refletisse sobre as possíveis aproximações entre o universo da escola e a intrínseca relação desta com o contexto familiar, no sentido de que ambas assumem papéis distintos e que se
complementam para a construção de um processo de ensino e aprendizagem baseado no diálogo, na cooperação e na ampla participação da família em contextos escolares, respeitando as singularidades dos sujeitos que se amplificam na coletividade do social.