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dc.contributor.advisorPaixão, Márcia Eliane Leindcker da
dc.creatorSilva, Carmem Maria Caramês da
dc.date.accessioned2019-07-22T20:13:40Z
dc.date.available2019-07-22T20:13:40Z
dc.date.issued2019-01-04
dc.date.submitted2018
dc.identifier.citationSILVA, C. M. C. As questões de gênero nos livros didáticos de anos iniciais do ensino fundamental. 2018. 29 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2018.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/17526
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) – Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Pedagogia Noturno, RS, 2018.por
dc.description.abstractThis work of is the result of my concerns regarding gender themes presented in the early years textbooks. From the experience in the supervised work I performed I realized that a deeper look at the subject was necessary. So, from the question “How are gender issues addressed in the textbooks of the Early Years?” analysis were made in the early years textbooks. In order to provide a better understanding of the concept of gender issues, Guacira Louro (1997) and Joan Scott (1995) were used as references, as well as legal documents in the area of education. The focus of research analysis was the gender issues presented in textbooks and, as the feminist theory presents us, how they construct social concepts and practices in life in society. The research will be bibliographical and the analysis was based on the books referenced in the bibliography. Through this study it was possible to verify that gender issues were present in the textbooks analyzed and that these issues can influence the opinions, attitudes and behaviors of children throughout their school life and possibly throughout the rest of their lives. In the analysis, it was noticed that the influence is mostly discriminatory and appears in a direct but subliminal way. With this, gender concepts (place, roles, professions, etc.) are taught subliminally and, as such, they create ideas and practices that in the future can turn into intolerance and lack of respect for others just for being different. In this sense, the research points to the need for gender themes revision in textbooks.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLivros didáticospor
dc.subjectGêneropor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectTextbookseng
dc.subjectGendereng
dc.subjectEducationeng
dc.titleAs questões de gênero nos livros didáticos de anos iniciais do ensino fundamentalpor
dc.title.alternativeGender issues in early years textbookseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationPedagogia Licenciatura Plena Noturno.por
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão é resultado de minhas inquietações sobre a temática de gênero apresentada nos livros didáticos dos Anos Iniciais. A partir da experiência no estágio supervisionado percebi que se fazia necessário um olhar mais aprofundado sobre o tema. Então, a partir da pergunta “De que forma as questões de gênero são abordadas nos livros didáticos dos Anos Iniciais?” foram feitas as análises nos livros didáticos dos Anos Iniciais. Para a realização desta pesquisa, as leituras que deram embasamento teórico, para dar melhor entendimento sobre o conceito das questões de gênero, foram as autoras Guacira Louro (1997) e Joan Scott (1995), além de documentos legais da área da educação. O foco de análise da pesquisa foram as questões de gênero apresentadas nos livros didáticos e que, como nos apresenta a teoria feminista, constroem conceitos e práticas sociais na vida em sociedade. A pesquisa será bibliográfica e a análise se deu a partir dos livros “Fazendo e Compreendendo Matemática”, de terceiro ano, e “Pequenos Exploradores”, volume único. Através deste estudo foi possível verificar que as questões de gênero se fizeram presentes nos livros didáticos analisados e que estas questões podem influenciar nas opiniões, atitudes e comportamentos das crianças ao longo de sua vida escolar e, possivelmente, durante todo o resto da sua vida. Percebeu-se, nas análises, que a influência é majoritariamente discriminatória e aparece de uma forma direta, mas subliminar. Dessa forma, os conceitos de gênero (lugar, papeis, profissões, etc) são ensinados subliminarmente e, com isso, criam-se ideias e práticas que, no futuro, podem se transformar em intolerância e falta de respeito com o próximo devido ao fato de ser apenas alguém diferente. Nesse sentido, a pesquisa aponta para a necessidade de revisão de gênero nos livros didáticos.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • TCC Pedagogia - Noturno [77]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Pedagogia - Licenciatura Plena - Noturno.

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