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dc.contributor.advisorPowaczuk, Ana Carla Hollweg
dc.creatorGarzão, Jéssica
dc.date.accessioned2019-07-22T20:14:14Z
dc.date.available2019-07-22T20:14:14Z
dc.date.issued2019-01-09
dc.date.submitted2018
dc.identifier.citationGARZÃO, J. Desafios e aprendizagens de uma pedagoga surda na unidade de educação infantil ipê amarelo: experiências no estágio supervisionado. 2018. 30 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2018.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/17528
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) – Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Pedagogia Noturno, RS, 2018.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.titleDesafios e aprendizagens de uma pedagoga surda na unidade de educação infantil Ipê Amarelo: experiências no estágio supervisionadopor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationPedagogia Licenciatura Plena Noturnopor
dc.description.resumoEste trabalho tem como tema a atuação docente de uma Pedagoga surda com crianças ouvintes, enfocando os desafios implicados na organização do trabalho pedagógico na Educação Infantil a partir das interações promovidas entre a professora surda e as crianças ouvintes no decorrer do estágio supervisionado do curso de Pedagogia. Eu decidi por este tema, pois realizei meu estágio com crianças ouvintes. Foi muito importante na minha vida fazer o estágio supervisionado em Educação Infantil, uma grande experiência. O desafio de ser uma professora surda e ter como discentes as crianças ouvintes foi uma experiência diferente, quanto a interação com as crianças, inclusive a língua de sinais como a segunda língua. Realizei o estágio na Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo, localizada no bairro Camobi, na Avenida Roraima, n° 1000, na turma Violeta, com 18 crianças. A turma multi-idade de 3 anos a 5 anos e 10 meses, correspondente a Educação Infantil. A escola Ipê Amarelo tem 7 turmas, 5 turmas são organizadas com crianças de multi-idade, com crianças a partir de 1 ano e 6 meses até 5 anos e 11 meses; 2 turmas de berçário com crianças de 4 meses a 1 ano e de 1 ano até 1 ano e 6 meses, em média. A turma em que realizei as atividades de estágio me foi direcionado pela minha orientadora professora Dra. Sueli Salva. Essa experiência foi bastante intensa, especialmente porque minha expectativa e intenção inicial, era de realizar o estágio supervisionado na Escola Reinaldo Cóser. Contudo, devido à greve do Magistério estadual no ano de 2017, precisei reorganizar minhas atividades e realizar o estágio em outra escola. Diante da situação, fiquei assustada, quase com lágrimas, por que eu pensava como poderia desempenhar o papel de professora sendo surda com crianças ouvintes? Muito insegura, com medo de não saber explicar o conteúdo na sala de aula para as crianças, como eu faria isso? Essa foi uma experiência muito importante e por isso decido fazer meu trabalho de conclusão de curso pesquisando e refletindo melhor sobre a8 experiência que vivi junto às crianças. Sinto que a vida tem barreiras que me limitam, mas eu também consegui quebrá-las quando aceitei ter uma experiência diferente, aprendi muito com o novo desafio de interagir com as crianças ouvintes e professoras. Neste sentido apresento como questão norteadora de meu trabalho de conclusão de curso: Quais os desafios de uma pedagoga surda ao organizar o trabalho pedagógico com crianças ouvintes na educação infantil?por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • TCC Pedagogia - Noturno [77]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Pedagogia - Licenciatura Plena - Noturno.

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