dc.contributor.advisor | Powaczuk, Ana Carla Hollweg | |
dc.creator | Garzão, Jéssica | |
dc.date.accessioned | 2019-07-22T20:14:14Z | |
dc.date.available | 2019-07-22T20:14:14Z | |
dc.date.issued | 2019-01-09 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.citation | GARZÃO, J. Desafios e aprendizagens de uma pedagoga surda na unidade de educação infantil ipê amarelo:
experiências no estágio supervisionado. 2018. 30 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2018. | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17528 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) – Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Pedagogia Noturno, RS, 2018. | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.title | Desafios e aprendizagens de uma pedagoga surda na unidade de educação infantil Ipê Amarelo: experiências no estágio supervisionado | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Pedagogia Licenciatura Plena Noturno | por |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como tema a atuação docente de uma Pedagoga surda
com crianças ouvintes, enfocando os desafios implicados na organização do
trabalho pedagógico na Educação Infantil a partir das interações promovidas entre
a professora surda e as crianças ouvintes no decorrer do estágio supervisionado
do curso de Pedagogia.
Eu decidi por este tema, pois realizei meu estágio com crianças ouvintes.
Foi muito importante na minha vida fazer o estágio supervisionado em Educação
Infantil, uma grande experiência. O desafio de ser uma professora surda e ter
como discentes as crianças ouvintes foi uma experiência diferente, quanto a
interação com as crianças, inclusive a língua de sinais como a segunda língua.
Realizei o estágio na Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo, localizada
no bairro Camobi, na Avenida Roraima, n° 1000, na turma Violeta, com 18
crianças. A turma multi-idade de 3 anos a 5 anos e 10 meses, correspondente a
Educação Infantil. A escola Ipê Amarelo tem 7 turmas, 5 turmas são organizadas
com crianças de multi-idade, com crianças a partir de 1 ano e 6 meses até 5 anos
e 11 meses; 2 turmas de berçário com crianças de 4 meses a 1 ano e de 1 ano
até 1 ano e 6 meses, em média. A turma em que realizei as atividades de estágio
me foi direcionado pela minha orientadora professora Dra. Sueli Salva. Essa
experiência foi bastante intensa, especialmente porque minha expectativa e
intenção inicial, era de realizar o estágio supervisionado na Escola Reinaldo
Cóser. Contudo, devido à greve do Magistério estadual no ano de 2017, precisei
reorganizar minhas atividades e realizar o estágio em outra escola. Diante da
situação, fiquei assustada, quase com lágrimas, por que eu pensava como
poderia desempenhar o papel de professora sendo surda com crianças ouvintes?
Muito insegura, com medo de não saber explicar o conteúdo na sala de aula para
as crianças, como eu faria isso?
Essa foi uma experiência muito importante e por isso decido fazer meu
trabalho de conclusão de curso pesquisando e refletindo melhor sobre a8
experiência que vivi junto às crianças. Sinto que a vida tem barreiras que me
limitam, mas eu também consegui quebrá-las quando aceitei ter uma experiência
diferente, aprendi muito com o novo desafio de interagir com as crianças ouvintes
e professoras.
Neste sentido apresento como questão norteadora de meu trabalho de
conclusão de curso: Quais os desafios de uma pedagoga surda ao organizar
o trabalho pedagógico com crianças ouvintes na educação infantil? | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |