Interação mediada por computador: hipermídia educacional nas atividades de estudo a distância
Fecha
2009-11-19Autor
Fruet, Fabiane Sarmento Oliveira
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Com este artigo, pretendeu-se problematizar a integração da hipermídia educacional, nas atividades de estudo a distância (AED), como possibilidade de potencializar a interação mediada por computador. Dessa forma, foram apresentadas algumas estratégias que embasaram o planejamento, a organização e a implementação de uma AED mediada pelo Moodle (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment). Assim, observou-se que é essencial que as AED
sejam planejadas e organizadas didaticamente pelo professor, o qual define quais propósitos pretende alcançar no contexto do ensino-aprendizagem mediado pelas Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC). Pois, elaborar AED hipermidiática e guiar seu desenvolvimento, tanto com relação à tecnologia quanto ao próprio conteúdo em questão,colabora na proposição de alternativas para resolvê-las e também possibilita uma maior interação entre os envolvidos (professor e alunos) na apropriação crítica do conhecimento escolar. O que contribui para a sustentabilidade de um processo de ensino-aprendizagem significativo e interativo
para todos os envolvidos.