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dc.contributor.advisorMorschbacher, Márcia
dc.creatorSilva, Elizabete da
dc.date.accessioned2019-07-22T20:14:50Z
dc.date.available2019-07-22T20:14:50Z
dc.date.issued2018-12-10
dc.date.submitted2018
dc.identifier.citationSILVA, E. Contribuições da abordagem crítico-superadora para a educação física na educação infantil. 2018. 50 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2018.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/17531
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Pedagogia Licenciatura Plena Noturno, RS, 2018.por
dc.description.abstractThe present study investigates Physical Education in Early Childhood Education based on the following question: what are the contributions of historical-cultural psychology, historical-critical pedagogy, and the critical-overcoming approach to Physical Education in Early Childhood Education? In this sense, study general objective is to analyze contributions of above-mentioned theories to Physical Education in Early Childhood Education. It comprised a bibliographical research, based on reference adopted in this research: historical-cultural psychology, historical-critical pedagogy and the critical-overcoming approach of Physical Education. The research has as parameters to analyze a theoretical-methodological foundation for Physical Education in Early Childhood Education in order to contribute to overcoming educational networks deficiencies, confronting scientific conceptions that lead to discussions of both the teacher importance (and Physical Education teacher), as well as the body culture teaching importance in Early Childhood Education. Study concludes that: (a) the child is a historical-social being, which development depends on interactions quality established in social relations; (b) therefore, it requires interaction with adults for its development, more specifically, in school, with teacher in Early Childhood Education, since it is through systematized activities that child learning and development is promoted; (b) also, teacher is responsible for introducing not only corporal culture in Early Childhood Schools, but also all whole humanity socio-cultural patrimony; (c) the presence of corporal culture content in Early Childhood Education is fundamental to the child formation process, including Physical Education in a critical-overcoming sense.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectEducação físicapor
dc.subjectCultura corporalpor
dc.subjectEarly childhood educationeng
dc.subjectPhysical educationeng
dc.subjectBody cultureeng
dc.titleContribuições da abordagem crítico-superadora para a educação física na educação infantilpor
dc.title.alternativeContribution gives approach top searches for the education childoodeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationPedagogia Licenciatura Plena Noturnopor
dc.description.resumoO estudo investiga a Educação Física na Educação Infantil a partir da seguinte pergunta: quais as contribuições da psicologia histórico-cultural, da pedagogia histórico-crítica e da abordagem crítico-superadora para a Educação Física na Educação Infantil? O seu objetivo geral é analisar as contribuições dessas teorias para a Educação Física na Educação Infantil. Tratou-se de uma pesquisa bibliográfica, tendo como base o referencial adotado nessa pesquisa: a psicologia histórico-cultural, a pedagogia histórico-crítica e a abordagem crítico-superadora da Educação Física. A pesquisa tem como parâmetros analisar uma fundamentação teórico-metodológica para a Educação Física na Educação Infantil que venha a contribuir para superar deficiências nas redes de ensino, confrontando concepções científicas que levam a discutir a importância do professor (e do professor de Educação Física), bem como a importância do ensino da cultura corporal na Educação Infantil. Conclui que: (a) a criança é um ser histórico-social, em que seu desenvolvimento depende da qualidade das interações que estabelece nas relações sociais; (b) portanto, necessita da interação com o adulto para o seu desenvolvimento, mais especificamente, na escola, do professor na Educação Infantil, porque é ele que, mediante atividades sistematizadas, impulsiona a aprendizagem e o desenvolvimento da criança; (b) este é responsável por introduzir não somente a cultura corporal nas escolas de Educação Infantil, mas também todo o patrimônio sociocultural da humanidade; (c) a presença dos conteúdos da cultura corporal na Educação Infantil é fundamental ao processo de formação da criança, compreendida a Educação Física em um sentido crítico-superador.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • TCC Pedagogia - Noturno [77]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Pedagogia - Licenciatura Plena - Noturno.

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