dc.contributor.advisor | Morschbacher, Márcia | |
dc.creator | Silva, Elizabete da | |
dc.date.accessioned | 2019-07-22T20:14:50Z | |
dc.date.available | 2019-07-22T20:14:50Z | |
dc.date.issued | 2018-12-10 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.citation | SILVA, E. Contribuições da abordagem crítico-superadora para a educação física na educação infantil. 2018. 50 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2018. | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17531 | |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Pedagogia Licenciatura Plena Noturno, RS, 2018. | por |
dc.description.abstract | The present study investigates Physical Education in Early Childhood Education based on the following question: what are the contributions of historical-cultural psychology, historical-critical pedagogy, and the critical-overcoming approach to Physical Education in Early Childhood Education?
In this sense, study general objective is to analyze contributions of above-mentioned theories to Physical Education in Early Childhood Education. It comprised a bibliographical research, based on reference adopted in this research: historical-cultural psychology, historical-critical pedagogy and the critical-overcoming approach of Physical Education. The research has as parameters to analyze a theoretical-methodological foundation for Physical Education in Early Childhood Education in order to contribute to overcoming educational networks deficiencies, confronting scientific conceptions that
lead to discussions of both the teacher importance (and Physical Education teacher), as well as the body culture teaching importance in Early Childhood Education. Study concludes that: (a) the child is a historical-social being, which development depends on interactions quality established in social relations; (b) therefore, it requires interaction with adults for its development, more specifically, in school, with teacher in Early Childhood Education, since it is through systematized activities that child learning and development is promoted; (b) also, teacher is responsible for introducing not only corporal culture in Early Childhood Schools, but also all whole humanity socio-cultural patrimony; (c) the presence of corporal culture content in Early Childhood Education is fundamental to the child formation process, including Physical Education in a critical-overcoming sense. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação infantil | por |
dc.subject | Educação física | por |
dc.subject | Cultura corporal | por |
dc.subject | Early childhood education | eng |
dc.subject | Physical education | eng |
dc.subject | Body culture | eng |
dc.title | Contribuições da abordagem crítico-superadora para a educação física na educação infantil | por |
dc.title.alternative | Contribution gives approach top searches for the education childood | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Pedagogia Licenciatura Plena Noturno | por |
dc.description.resumo | O estudo investiga a Educação Física na Educação Infantil a partir da seguinte pergunta: quais as contribuições da psicologia histórico-cultural, da pedagogia histórico-crítica e da abordagem crítico-superadora para a Educação Física na Educação Infantil? O seu objetivo geral é analisar as contribuições dessas teorias para a Educação Física na Educação Infantil. Tratou-se de uma pesquisa bibliográfica, tendo como base o referencial adotado nessa pesquisa: a psicologia histórico-cultural, a pedagogia histórico-crítica e a abordagem crítico-superadora da Educação Física. A pesquisa tem como parâmetros analisar uma fundamentação teórico-metodológica para a Educação Física na Educação Infantil que venha a
contribuir para superar deficiências nas redes de ensino, confrontando concepções científicas que levam a discutir a importância do professor (e do professor de Educação Física), bem como a importância do ensino da cultura corporal na Educação Infantil. Conclui que: (a) a criança é um ser histórico-social, em que seu
desenvolvimento depende da qualidade das interações que estabelece nas relações sociais; (b) portanto, necessita da interação com o adulto para o seu desenvolvimento, mais especificamente, na escola, do professor na Educação Infantil, porque é ele que, mediante atividades sistematizadas, impulsiona a
aprendizagem e o desenvolvimento da criança; (b) este é responsável por introduzir não somente a cultura corporal nas escolas de Educação Infantil, mas também todo o patrimônio sociocultural da humanidade; (c) a presença dos conteúdos da cultura corporal na Educação Infantil é fundamental ao processo de formação da criança, compreendida a Educação Física em um sentido crítico-superador. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |