Aprendizagens recíprocas no estágio nos anos iniciais no curso de Pedagogia Licenciatura Plena
Resumo
O Estágio Curricular Supervisionado é uma disciplina obrigatória no curso de Pedagogia, e de suma importância para formação docente inicial. Dessa forma o presente trabalho de conclusão de curso- TCC tem como objetivo explicitar a prática docente no estágio nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental realizadas numa escola municipal no município de Agudo-RS. A descrição realizada busca explicitar as reflexões, as ações, as experiências a partir das vivencias obtidas durante a prática de estágio. Como metodologia, utilizou-se a pesquisa de ação, no qual busca articular a teoria a prática docente dentro de um determinado grupo social no caso do estudo, a prática nos Anos Iniciais numa escola Municipal. A pesquisa aliada a prática traz como principais resultados a importância da formação acadêmica através do Estágio Curricular Supervisionado e a continuidade dos estudos da graduação ao longo da carreira profissional do professor, que tem como base a formação continuada. Com o decorrer das seis semanas de estágio consegui perceber que o Estágio Supervisionado Curricular também nos ajuda e nos prepara para trabalharmos em sala de aula depois de nossa formação inicial que é a faculdade. Como foi
importante realizar este estágio e trabalhar em uma turma totalmente diversificada e cheia de histórias de vida que me contemplaram e me fizeram crescer como profissional.