dc.creator | Dias, Clara Celina Ferreira | |
dc.date.accessioned | 2019-07-25T13:46:13Z | |
dc.date.available | 2019-07-25T13:46:13Z | |
dc.date.issued | 2019-01-10 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17555 | |
dc.description.abstract | This work is result of a master research that had as main objective to investigate the process
of teaching and learning of the mathematical concept linear function, in the context of tobacco
production, in a class of 1st year of high school. The research was developed with a group of
thirty-two students, children of farmers, most of them tobacco growers in the E. E. E.
Presidente Afonso Pena, in Paraíso do Sul / RS. It is a qualitative research that presents as a
methodology the use of pedagogical interventions, whose instruments of data collection were
questionnaires, the researcher's logbook, class diary, class notebooks of students, conceptual
maps, textbooks and pedagogical interventions. As a theoretical reference, it was sought
support in authors that deal with Mathematical Education focusing on Ausubel's Significant
Learning theory (2003) and Moreira's Critical Significant Learning (2010). Seven pedagogical
interventions were developed and developed from the context of the production of tobacco to
learn the concept of linear function. From the analyzed data, significant learning indicators
were observed attending to most of the principles that guide critical learning. However it is
important to note that for the student to learn meaningfully, it is not enough to have a
significant instructional material, it also implies that he wants to learn in a meaningful way. In
pedagogical interventions, a viable and effective tool for articulating theory to practice, that
is, through them, it is possible to evidence the applicability of everyday mathematical
concepts and to favor dialogue between students and teachers in a critical and reflexive way.
It is suggested to expand this study in other contexts conducted for interdisciplinary projects. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Aprendizagem significativa crítica | por |
dc.subject | Função linear | por |
dc.subject | Intervenção pedagógica | por |
dc.subject | Produção de fumo | por |
dc.subject | Critical significant learning | eng |
dc.subject | Linear function | eng |
dc.subject | Pedagogical intervention | eng |
dc.subject | Tobacco production | eng |
dc.title | Introdução do conceito de função a partir do contexto da produção do fumo com vistas à aprendizagem significativa crítica | por |
dc.title.alternative | Introduction of the concept of function from the context of tobacco production with views to significant critical learning | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | Este trabalho é resultado de uma pesquisa de mestrado que teve como objetivo principal
investigar o processo de ensino e de aprendizagem do conceito matemático função linear, no
contexto da produção do fumo, em uma turma de 1º Ano do Ensino Médio. A pesquisa foi
desenvolvida com uma turma com trinta e dois alunos, filhos de agricultores, a maioria
fumicultores na E. E. E. Médio Presidente Afonso Pena, em Paraíso do Sul/RS. Trata-se de
uma pesquisa de caráter qualitativo, que apresenta, como metodologia, o uso de intervenções
pedagógica, cujos instrumentos de coleta de dados foram questionários, diário de bordo da
pesquisadora, diário de classe, cadernos de aula dos alunos, mapas conceituais, livro didático
e intervenções pedagógicas. Como referencial teórico buscou-se apoio em autores que versam
sobre a Educação matemática com foco na teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel
(2003) e da Aprendizagem Significativa Crítica de Moreira (2010). Foram elaboradas e
desenvolvidas sete intervenções pedagógicas partindo do contexto da produção de fumo para
a aprendizagem do conceito de função linear. A partir dos dados analisados, observou-se
indícios de aprendizagem significativa atendendo-se à maioria dos princípios que norteiam
aprendizagem significativa crítica. Entretanto, destaca-se que para o aluno, aprender
significativamente, não basta ter um material instrucional significativo, implica também que
ele queira apreender de maneira significativa. Tem-se nas intervenções pedagógicas uma
ferramenta viável e eficaz para articular teoria à prática, ou seja, através delas, pode-se
evidenciar a aplicabilidade de conceitos matemáticos do cotidiano e favorecer o diálogo entre
estudantes e professores de forma crítica e reflexiva. Sugere-se a ampliação deste estudo em
outros contextos conduzido para projetos interdisciplinares. | por |
dc.contributor.advisor1 | Santarosa, Maria Cecília Pereira | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7310867402763253 | por |
dc.contributor.advisor-co1 | Ferrão, Naíma Soltau | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6452654747716147 | por |
dc.contributor.referee1 | Roos, Liane Teresinha Wendling | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9093687996155230 | por |
dc.contributor.referee2 | Silva, Sandra Aparecida Fraga da | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9586060156931069 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0990539931936491 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Naturais e Exatas | por |