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dc.creatorDias, Clara Celina Ferreira
dc.date.accessioned2019-07-25T13:46:13Z
dc.date.available2019-07-25T13:46:13Z
dc.date.issued2019-01-10
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/17555
dc.description.abstractThis work is result of a master research that had as main objective to investigate the process of teaching and learning of the mathematical concept linear function, in the context of tobacco production, in a class of 1st year of high school. The research was developed with a group of thirty-two students, children of farmers, most of them tobacco growers in the E. E. E. Presidente Afonso Pena, in Paraíso do Sul / RS. It is a qualitative research that presents as a methodology the use of pedagogical interventions, whose instruments of data collection were questionnaires, the researcher's logbook, class diary, class notebooks of students, conceptual maps, textbooks and pedagogical interventions. As a theoretical reference, it was sought support in authors that deal with Mathematical Education focusing on Ausubel's Significant Learning theory (2003) and Moreira's Critical Significant Learning (2010). Seven pedagogical interventions were developed and developed from the context of the production of tobacco to learn the concept of linear function. From the analyzed data, significant learning indicators were observed attending to most of the principles that guide critical learning. However it is important to note that for the student to learn meaningfully, it is not enough to have a significant instructional material, it also implies that he wants to learn in a meaningful way. In pedagogical interventions, a viable and effective tool for articulating theory to practice, that is, through them, it is possible to evidence the applicability of everyday mathematical concepts and to favor dialogue between students and teachers in a critical and reflexive way. It is suggested to expand this study in other contexts conducted for interdisciplinary projects.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAprendizagem significativa críticapor
dc.subjectFunção linearpor
dc.subjectIntervenção pedagógicapor
dc.subjectProdução de fumopor
dc.subjectCritical significant learningeng
dc.subjectLinear functioneng
dc.subjectPedagogical interventioneng
dc.subjectTobacco productioneng
dc.titleIntrodução do conceito de função a partir do contexto da produção do fumo com vistas à aprendizagem significativa críticapor
dc.title.alternativeIntroduction of the concept of function from the context of tobacco production with views to significant critical learningeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEste trabalho é resultado de uma pesquisa de mestrado que teve como objetivo principal investigar o processo de ensino e de aprendizagem do conceito matemático função linear, no contexto da produção do fumo, em uma turma de 1º Ano do Ensino Médio. A pesquisa foi desenvolvida com uma turma com trinta e dois alunos, filhos de agricultores, a maioria fumicultores na E. E. E. Médio Presidente Afonso Pena, em Paraíso do Sul/RS. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, que apresenta, como metodologia, o uso de intervenções pedagógica, cujos instrumentos de coleta de dados foram questionários, diário de bordo da pesquisadora, diário de classe, cadernos de aula dos alunos, mapas conceituais, livro didático e intervenções pedagógicas. Como referencial teórico buscou-se apoio em autores que versam sobre a Educação matemática com foco na teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel (2003) e da Aprendizagem Significativa Crítica de Moreira (2010). Foram elaboradas e desenvolvidas sete intervenções pedagógicas partindo do contexto da produção de fumo para a aprendizagem do conceito de função linear. A partir dos dados analisados, observou-se indícios de aprendizagem significativa atendendo-se à maioria dos princípios que norteiam aprendizagem significativa crítica. Entretanto, destaca-se que para o aluno, aprender significativamente, não basta ter um material instrucional significativo, implica também que ele queira apreender de maneira significativa. Tem-se nas intervenções pedagógicas uma ferramenta viável e eficaz para articular teoria à prática, ou seja, através delas, pode-se evidenciar a aplicabilidade de conceitos matemáticos do cotidiano e favorecer o diálogo entre estudantes e professores de forma crítica e reflexiva. Sugere-se a ampliação deste estudo em outros contextos conduzido para projetos interdisciplinares.por
dc.contributor.advisor1Santarosa, Maria Cecília Pereira
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7310867402763253por
dc.contributor.advisor-co1Ferrão, Naíma Soltau
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6452654747716147por
dc.contributor.referee1Roos, Liane Teresinha Wendling
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9093687996155230por
dc.contributor.referee2Silva, Sandra Aparecida Fraga da
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9586060156931069por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0990539931936491por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Físicapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Naturais e Exataspor


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