dc.contributor.advisor | Ludwig, Cristiane | |
dc.creator | Valle, Silvana Maria Giacomini | |
dc.date.accessioned | 2019-07-29T12:20:55Z | |
dc.date.available | 2019-07-29T12:20:55Z | |
dc.date.issued | 2009-08-07 | |
dc.date.submitted | 2009 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17574 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009. | por |
dc.description.abstract | In this research work, we sought evidence to reflect the concepts and understandings
of teachers in the School Hall School of Constantina Araújo Amândio about the
transition to a serial model of school organization in the training course, experienced
in 2001. For routing the search using a qualitative approach, through the
questionnaire directed to educators who participated in the process of transition
series-act cycle and still in school, as well as dialogue with the direction and
coordination of the school on the organization of the educational institution . In
addition, we seek, in partnership with the Department of Education, understand the
process of implementation of the proposed Public School in the network, specifically
the implementation of the training courses at the school investigated, regarding the
elements that constitute it: grouping by age, the methodology of theme generator,
workshops for learning, Room Resources and emancipatory evaluation. The
centrality of work around for the theoretical understanding of the proposed training
courses, focusing on what was for educators from school this "new proposal". I
noticed that the training is presented as an alternative curriculum that approximates
the profile of the current society, as the experience of life and participation of pupils of
the school community. Accordingly, we see that the key elements for the
implementation and effectiveness of the proposal to cover continuing education,
planning groups, community participation and bringing more of the family in school. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Ciclos de formação | por |
dc.subject | Gestão educacional | por |
dc.subject | Education | eng |
dc.subject | Cycle training | eng |
dc.subject | Educational management | eng |
dc.title | Ciclos de formação: concepções e entendimentos dos educadores da Escola M. E. F. Amândio Araújo | por |
dc.title.alternative | Cycle training: conceptions and understandings of educators from School M. E. F. Amândio Araújo | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Constantina, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Neste trabalho de pesquisa, buscamos elementos para refletir as concepções e
entendimentos dos educadores da Escola Municipal de Ensino Fundamental
Amândio Araújo, de Constantina, acerca da transição do modelo seriado para uma
organização escolar em Ciclos de Formação, vivenciada no ano de 2001. Para
encaminhamento da pesquisa utilizamos a abordagem qualitativa, por intermédio do
questionário direcionado aos educadores, que participaram do processo de transição
série-ciclo e atuam, ainda hoje, na escola, bem como o diálogo junto à direção e
coordenação da escola sobre a organização pedagógica dessa instituição. Além
disso, buscamos, em parceria com a Secretaria de Educação, compreender o
processo de implantação da Proposta de Escola Cidadã na rede, especificamente a
implantação dos Ciclos de Formação na escola investigada, no que se refere aos
elementos que constituem a proposta: agrupamento por idade, a metodologia de
tema gerador, oficinas de aprendizagem, Sala de Recursos e avaliação
emancipatória. A centralidade do trabalho volta-se para o entendimento teórico da
proposta de Ciclos de Formação, enfocando o que representou para os educadores
da escola essa “nova proposta”. Percebemos que os Ciclos de Formação
apresentam-se como uma alternativa curricular que se aproxima do perfil da
sociedade atual, pois valoriza as experiências de vida dos alunos e a participação da
comunidade escolar. Nesse sentido, constatamos que os elementos fundamentais
para a concretização e efetivação da proposta abarcam a formação continuada,
planejamentos coletivos, participação da comunidade e a aproximação maior da
família na escola. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |