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dc.contributor.advisorLudwig, Cristiane
dc.creatorValle, Silvana Maria Giacomini
dc.date.accessioned2019-07-29T12:20:55Z
dc.date.available2019-07-29T12:20:55Z
dc.date.issued2009-08-07
dc.date.submitted2009
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/17574
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009.por
dc.description.abstractIn this research work, we sought evidence to reflect the concepts and understandings of teachers in the School Hall School of Constantina Araújo Amândio about the transition to a serial model of school organization in the training course, experienced in 2001. For routing the search using a qualitative approach, through the questionnaire directed to educators who participated in the process of transition series-act cycle and still in school, as well as dialogue with the direction and coordination of the school on the organization of the educational institution . In addition, we seek, in partnership with the Department of Education, understand the process of implementation of the proposed Public School in the network, specifically the implementation of the training courses at the school investigated, regarding the elements that constitute it: grouping by age, the methodology of theme generator, workshops for learning, Room Resources and emancipatory evaluation. The centrality of work around for the theoretical understanding of the proposed training courses, focusing on what was for educators from school this "new proposal". I noticed that the training is presented as an alternative curriculum that approximates the profile of the current society, as the experience of life and participation of pupils of the school community. Accordingly, we see that the key elements for the implementation and effectiveness of the proposal to cover continuing education, planning groups, community participation and bringing more of the family in school.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectCiclos de formaçãopor
dc.subjectGestão educacionalpor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectCycle trainingeng
dc.subjectEducational managementeng
dc.titleCiclos de formação: concepções e entendimentos dos educadores da Escola M. E. F. Amândio Araújopor
dc.title.alternativeCycle training: conceptions and understandings of educators from School M. E. F. Amândio Araújoeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Constantina, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoNeste trabalho de pesquisa, buscamos elementos para refletir as concepções e entendimentos dos educadores da Escola Municipal de Ensino Fundamental Amândio Araújo, de Constantina, acerca da transição do modelo seriado para uma organização escolar em Ciclos de Formação, vivenciada no ano de 2001. Para encaminhamento da pesquisa utilizamos a abordagem qualitativa, por intermédio do questionário direcionado aos educadores, que participaram do processo de transição série-ciclo e atuam, ainda hoje, na escola, bem como o diálogo junto à direção e coordenação da escola sobre a organização pedagógica dessa instituição. Além disso, buscamos, em parceria com a Secretaria de Educação, compreender o processo de implantação da Proposta de Escola Cidadã na rede, especificamente a implantação dos Ciclos de Formação na escola investigada, no que se refere aos elementos que constituem a proposta: agrupamento por idade, a metodologia de tema gerador, oficinas de aprendizagem, Sala de Recursos e avaliação emancipatória. A centralidade do trabalho volta-se para o entendimento teórico da proposta de Ciclos de Formação, enfocando o que representou para os educadores da escola essa “nova proposta”. Percebemos que os Ciclos de Formação apresentam-se como uma alternativa curricular que se aproxima do perfil da sociedade atual, pois valoriza as experiências de vida dos alunos e a participação da comunidade escolar. Nesse sentido, constatamos que os elementos fundamentais para a concretização e efetivação da proposta abarcam a formação continuada, planejamentos coletivos, participação da comunidade e a aproximação maior da família na escola.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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