A precariedade da capacidade de leitura como instrumento de exclusão social: um problema de gestão
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Data
2009-12-15Autor
Teixeira, Luciana Balbino da Silva
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Este estudo traduz uma reflexão sobre a realidade da precariedade da capacidade
de leitura dentro do sistema educacional brasileiro e as conseqüências sociais desta
ineficiência que se reflete num processo de exclusão social. Este trabalho busca
demonstrar que este problema é produto de uma gestão descomprometida e omissa
com a questão e que não consegue promover uma educação democrática e cidadã,
que seleciona as oportunidades de acordo com o status social do indivíduo. A
pesquisa foi desenvolvida utilizando-se de uma pesquisa bibliográfica onde foram
explorados textos que ratificassem a hipótese defendida pela autora. Ao final
podemos perceber que vários são os estudiosos que comungam da mesma idéia,
porém estes pensamentos ainda estão no campo do subjetivismo e práticas de
gestão para transformar esta realidade ainda pairam no campo da teoria. O estudo
propõe que novas pesquisas sejam realizadas a partir deste com um caráter de
complementação e consolidação das afirmações contidas neste texto.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]
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