dc.contributor.advisor | Siluk, Ana Cláudia Pavão | |
dc.creator | Teixeira, Luciana Balbino da Silva | |
dc.date.accessioned | 2019-07-30T13:56:33Z | |
dc.date.available | 2019-07-30T13:56:33Z | |
dc.date.issued | 2009-12-15 | |
dc.date.submitted | 2009 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17605 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009. | por |
dc.description.abstract | This study represents a reflection on the reality of the precariousness of the ability to
read in the Brazilian educational system and social consequences that this
inefficiency is reflected in a process of social exclusion. This paper shows that this
problem is the product of an uncompromised management and silent to the issue and
not to promote a democratic and civic education, which selects the opportunities in
accordance with the social status of the individual. The research was conducted by
using a literature search in which texts were used to ratify the hypothesis advocated
by the author. At the end we can see that many are the scholars, who share the
same idea, but these thoughts are still in the field of subjectivism and management
practices to transform this reality still hover in the field of theory. The study suggests
that further research be carried out from this with a character to complement and
consolidate the statements contained in this text. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Precariedade da leitura | por |
dc.subject | Exclusão social | por |
dc.subject | Gestão democrática | por |
dc.subject | Uncertainty of reading | eng |
dc.subject | Social exclusion | eng |
dc.subject | Democratic management | eng |
dc.title | A precariedade da capacidade de leitura como instrumento de exclusão social: um problema de gestão | por |
dc.title.alternative | The precariousness of capacity reading as a tool for social exclusion: a problem for management | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Palmas, TO, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Este estudo traduz uma reflexão sobre a realidade da precariedade da capacidade
de leitura dentro do sistema educacional brasileiro e as conseqüências sociais desta
ineficiência que se reflete num processo de exclusão social. Este trabalho busca
demonstrar que este problema é produto de uma gestão descomprometida e omissa
com a questão e que não consegue promover uma educação democrática e cidadã,
que seleciona as oportunidades de acordo com o status social do indivíduo. A
pesquisa foi desenvolvida utilizando-se de uma pesquisa bibliográfica onde foram
explorados textos que ratificassem a hipótese defendida pela autora. Ao final
podemos perceber que vários são os estudiosos que comungam da mesma idéia,
porém estes pensamentos ainda estão no campo do subjetivismo e práticas de
gestão para transformar esta realidade ainda pairam no campo da teoria. O estudo
propõe que novas pesquisas sejam realizadas a partir deste com um caráter de
complementação e consolidação das afirmações contidas neste texto. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |