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dc.contributor.advisorHenz, Celso Ilgo
dc.creatorToniolo, Joze Medianeira dos Santos de Andrade
dc.date.accessioned2019-07-30T15:15:35Z
dc.date.available2019-07-30T15:15:35Z
dc.date.issued2007-09-11
dc.date.submitted2007
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/17614
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2007.por
dc.description.abstractThe aim of this paper is to research the conceptions and practices of teachers who work with children in their first years at school considering the affection and the dialogue. They are inseparable of learning and growth of human beings. It needs involving, serious teaching, as well as the right and obligation of listening and saying a word with love. The teaching with affection and dialogue is a challenge for education which “people help people to learn and to be people”. So, this paper uses the writings of Paulo Freire, Maturana, Arroyo and others authors who know education like a humanitarian process. For this, I interwiewed teachers from public schools of Santa Maria. The results made possible to know that the conceptions and teachings sometimes have considered the affection and dialogue something important for education. However, there is still a separation among affection and learning, which shows that many times teachers do not know why, what for, or who for are teaching and how important is it for education. It is necessary a continued graduation that makes thoughts about teaching to rebuild and to share more knowledge.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectDocênciapor
dc.subjectAfetividadepor
dc.subjectDialogicidadepor
dc.subjectEducação humanizadorapor
dc.subjectTeachingeng
dc.subjectAffectionshipeng
dc.subjectDialogueeng
dc.subjectHumanitarian educationeng
dc.titleAfetividade e dialogicidade nas concepções e nas práticas docentes: desafios para uma educação humanizadorapor
dc.title.alternativeAffection and dialogue in the conceptions and in the teaching: challenge for a humanitarian educationeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoEsta pesquisa buscou investigar as concepções e práticas dos educadores de anos iniciais em relação às dimensões que envolvem a afetividade e a dialogicidade no contexto escolar. Aponta-se a afetividade e o diálogo como dimensões inseparáveis da aprendizagem e do desenvolvimento de seres humanos na sua “inteireza”, envolvendo comprometimento, seriedade docente, o direito e o dever de escutar e de dizer a sua palavra numa relação amorosa e, por isso, dialógica. Educar com afetividade e dialogicidade se constitui em um desafio para uma educação em que “gente ajuda gente a aprender a ser gente”. Neste sentido, a pesquisa se alicerça, principalmente, nos escritos de Paulo Freire, Maturana, Arroyo e autores afins que entendem a educação como um processo de humanização. Para a construção de dados necessários à pesquisa foram realizadas entrevistas com educadores, observações, leitura e análise dos PPPs de duas instituições públicas (municipal e estadual) de Santa Maria/RS. A abordagem metodológica é de enfoque qualitativo, com características de estudo de caso e pesquisa participante. Concluiu-se que as concepções e práticas docentes têm considerado, em alguns momentos, a afetividade e a dialogicidade como dimensões relevantes no processo educativo; entretanto, ainda se percebe um distanciamento ou separação entre as dimensões afetivo-dialógicas e os processos de ensino-aprendizagens. Isso sinaliza que os educadores, na maioria das vezes, não tem clareza sobre o “porquê, para quê e para quem” estão direcionando sua ação docente e sobre a importância do diálogo e da afetividade na educação. Daí a necessidade de uma formação continuada onde possa emergir a discussão acerca das concepções e práticas docentes, podendo estas serem (re)construídas e compartilhadas com maior embasamento e aprofundamento.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional [289]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

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