dc.contributor.advisor | Henz, Celso Ilgo | |
dc.creator | Toniolo, Joze Medianeira dos Santos de Andrade | |
dc.date.accessioned | 2019-07-30T15:15:35Z | |
dc.date.available | 2019-07-30T15:15:35Z | |
dc.date.issued | 2007-09-11 | |
dc.date.submitted | 2007 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17614 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2007. | por |
dc.description.abstract | The aim of this paper is to research the conceptions and practices of teachers who
work with children in their first years at school considering the affection and the dialogue.
They are inseparable of learning and growth of human beings. It needs involving, serious
teaching, as well as the right and obligation of listening and saying a word with love. The
teaching with affection and dialogue is a challenge for education which “people help people
to learn and to be people”. So, this paper uses the writings of Paulo Freire, Maturana, Arroyo
and others authors who know education like a humanitarian process. For this, I interwiewed
teachers from public schools of Santa Maria. The results made possible to know that the
conceptions and teachings sometimes have considered the affection and dialogue something
important for education. However, there is still a separation among affection and learning,
which shows that many times teachers do not know why, what for, or who for are teaching
and how important is it for education. It is necessary a continued graduation that makes
thoughts about teaching to rebuild and to share more knowledge. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Docência | por |
dc.subject | Afetividade | por |
dc.subject | Dialogicidade | por |
dc.subject | Educação humanizadora | por |
dc.subject | Teaching | eng |
dc.subject | Affectionship | eng |
dc.subject | Dialogue | eng |
dc.subject | Humanitarian education | eng |
dc.title | Afetividade e dialogicidade nas concepções e nas práticas docentes: desafios para uma educação humanizadora | por |
dc.title.alternative | Affection and dialogue in the conceptions and in the teaching: challenge for a humanitarian education | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional | por |
dc.description.resumo | Esta pesquisa buscou investigar as concepções e práticas dos educadores de anos
iniciais em relação às dimensões que envolvem a afetividade e a dialogicidade no contexto
escolar. Aponta-se a afetividade e o diálogo como dimensões inseparáveis da aprendizagem e
do desenvolvimento de seres humanos na sua “inteireza”, envolvendo comprometimento,
seriedade docente, o direito e o dever de escutar e de dizer a sua palavra numa relação
amorosa e, por isso, dialógica. Educar com afetividade e dialogicidade se constitui em um
desafio para uma educação em que “gente ajuda gente a aprender a ser gente”. Neste sentido,
a pesquisa se alicerça, principalmente, nos escritos de Paulo Freire, Maturana, Arroyo e
autores afins que entendem a educação como um processo de humanização. Para a construção
de dados necessários à pesquisa foram realizadas entrevistas com educadores, observações,
leitura e análise dos PPPs de duas instituições públicas (municipal e estadual) de Santa
Maria/RS. A abordagem metodológica é de enfoque qualitativo, com características de estudo
de caso e pesquisa participante. Concluiu-se que as concepções e práticas docentes têm
considerado, em alguns momentos, a afetividade e a dialogicidade como dimensões relevantes
no processo educativo; entretanto, ainda se percebe um distanciamento ou separação entre as
dimensões afetivo-dialógicas e os processos de ensino-aprendizagens. Isso sinaliza que os
educadores, na maioria das vezes, não tem clareza sobre o “porquê, para quê e para quem”
estão direcionando sua ação docente e sobre a importância do diálogo e da afetividade na
educação. Daí a necessidade de uma formação continuada onde possa emergir a discussão
acerca das concepções e práticas docentes, podendo estas serem (re)construídas e
compartilhadas com maior embasamento e aprofundamento. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |