dc.contributor.advisor | Tybusch, Jerônimo Siqueira | |
dc.creator | Ferrão, Iara Vigil | |
dc.date.accessioned | 2016-06-21T15:41:26Z | |
dc.date.available | 2016-06-21T15:41:26Z | |
dc.date.issued | 2011-10-15 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1761 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | The growing availability and contact information are not sufficient to characterize a society of
information and communication, the identification must be in a continuous learning process.
New technologies allow us to not only access to the knowledge transmitted by words but by
sounds, images, short videos, hypermedia. Information today is transforming a dimension of
all rules, dictating ways of organizing society. The consequences of the information society
are perceived in education, where it is noticed the need for integration between social spaces
to better guide the student, a better living in the knowledge society.
The space for teaching and learning is always under renovation, cyberspace, information is
here, breaks with the idea of proper time to learn, for the place and time are always learning.
Networks, connectivity, exchange and consultation between institutions and people,
coordination and contacts are reflecting the knowledge society.
Thus, with the basement and literature search was undertaken aims to implement the teacher
resources of TIC in order to assist in their practice, provide learning situations in which
students build their knowledge in context with their experiences, spanning well by
implementing a curriculum in school. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Ciberespaço | por |
dc.subject | Informação | por |
dc.subject | Tecnologia | por |
dc.title | Educação e informatização: novas tecnologias digitais educacionais como elemento reflexivo no processo ensino-aprendizagem | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santana do Livramento, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | O contato e a crescente disponibilização da informação não bastam para caracterizar uma
sociedade da informação e da comunicação, a identificação deverá encontrar-se em um
continuado processo de aprendizagem. As novas tecnologias nos permitem não apenas acesso
aos conhecimentos transmitidos por palavras, mas por sons, imagens, vídeos enfim, pela
hipermídia. A informação hoje, é uma dimensão de tudo transformando, regrando, ditando
formas para organização da sociedade. Os reflexos da sociedade da informação são
percebidos na educação, nos quais se nota a necessidade de uma integração entre espaços
sociais para orientar melhor o aluno, num melhor convívio na sociedade do conhecimento.
O espaço para o ensino-aprendizagem está sempre em renovação no ciberespaço, onde a
informação é aqui, rompe com a idéia de tempo próprio para aprender, pois o lugar e o tempo
de aprender são sempre. As redes, a conectividade, o intercâmbio, consultas entre pessoas e
instituições, articulação e contatos são o que traduz a sociedade do conhecimento.
Tendo como embasamento e pesquisa bibliográfica realizada objetivando-se a
implementação pelo professor de recursos das TIC, de modo a auxiliá-lo na sua prática
pedagógica, proporcionar situações de aprendizagem nas quais o aluno construa seu
conhecimento contextualizado com suas vivências, perpassando assim, por uma
implementação curricular na escola. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |