Show simple item record

dc.creatorMunhóz, Maria Alcione
dc.creatorCasarin, Melânia de Melo
dc.creatorKraemer, Graciele Marjana
dc.date.accessioned2019-07-31T12:31:52Z
dc.date.available2019-07-31T12:31:52Z
dc.date.issued2005
dc.identifier.citationMUNHOZ, Maria Alcione ... et al. Avaliação em educação especial. 1. ed. Santa Maria, RS: UFSM, NTE, UAB, 2005.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/17624
dc.descriptionMaterial Didático do NTE - Curso de Licenciatura em Educação Especialpor
dc.languageporpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/*
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectAvaliaçãopor
dc.titleAvaliação em educação especialpor
dc.typeLivropor
dc.description.resumoAo discutir Avaliação em Educação Especial, vale ressaltar que estão constantemente presentes nas proposições educacionais os seguintes aspectos: "como fazer" a avaliação e "que caminhos traçar". É necessário partir da concepção de que a sociedade em que estamos inseridos é composta por uma pluralidade de culturas que refletem diretamente no acesso e na qualidade de ensino e, conseqüentemente, nos caminhos a traçar quando se pretende avaliar. Um pressuposto da avaliação diagnóstica, nos remete ao professor considerar as análises prévias sobre os alunos como ponto de partida para o planejamento e o desenvolvimento de sua proposta pedagógica. Assim, podemos questionar a forma de avaliar para além do diagnóstico? Como não cair nos entraves de uma avaliação classificatória, voltada apenas para o objetivo de aprovar ou reprovar os alunos? Como atuar para que, a partir da avaliação diagnóstica, possa ser estabelecida uma tomada de decisão e que a avaliação se efetue como um processo? É nessa perspectiva que trabalharemos essa disciplina. Esta disciplina será desenvolvida com uma carga horária de setenta e cinco (75) horas/aula.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONALpor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Acesso Aberto
Except where otherwise noted, this item's license is described as Acesso Aberto

O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 4.1 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.