dc.creator | Munhóz, Maria Alcione | |
dc.creator | Casarin, Melânia de Melo | |
dc.creator | Kraemer, Graciele Marjana | |
dc.date.accessioned | 2019-07-31T12:31:52Z | |
dc.date.available | 2019-07-31T12:31:52Z | |
dc.date.issued | 2005 | |
dc.identifier.citation | MUNHOZ, Maria Alcione ... et al. Avaliação em educação especial. 1. ed. Santa Maria, RS: UFSM, NTE, UAB, 2005. | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17624 | |
dc.description | Material Didático do NTE - Curso de Licenciatura em Educação Especial | por |
dc.language | por | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | * |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Ensino | por |
dc.subject | Educação especial | por |
dc.subject | Avaliação | por |
dc.title | Avaliação em educação especial | por |
dc.type | Livro | por |
dc.description.resumo | Ao discutir Avaliação em Educação Especial, vale ressaltar que estão constantemente presentes nas proposições educacionais os seguintes aspectos: "como fazer" a avaliação e "que caminhos traçar". É necessário partir da concepção de que a sociedade em que estamos inseridos é composta por uma pluralidade de culturas que refletem diretamente no acesso e na qualidade de ensino e, conseqüentemente, nos caminhos a traçar quando se pretende avaliar. Um pressuposto da avaliação diagnóstica, nos remete ao professor considerar as análises prévias sobre os alunos como ponto de partida para o planejamento e o desenvolvimento de sua proposta pedagógica. Assim, podemos questionar a forma de avaliar para além do diagnóstico? Como não cair nos entraves de uma avaliação classificatória, voltada apenas para o objetivo de aprovar ou reprovar os alunos? Como atuar para que, a partir da avaliação diagnóstica, possa ser estabelecida uma tomada de decisão e que a avaliação se efetue como um processo? É nessa perspectiva que trabalharemos essa disciplina. Esta disciplina será desenvolvida com uma carga horária de setenta e cinco (75) horas/aula. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL | por |