Metodologia do ensino de história
Abstract
A disciplina de História não está no contexto das mais atrativas pelos estudantes brasileiros e muito menos pelos pensadores responsáveis por difundir a educação neste país. Sua carga-horária é tímida e em muitos casos os professores se utilizam de metodologias conservadoras e ineficazes, tornando a aula um processo de sofrimento e desinteresse acentuados. Mesmo assim, devemos insistir em viver o ensino/aprendizagem de História como um processo de auto-conhecimento e de pesquisa de nosso próprio passado, como uma necessidade incansável de dar mais luz à cultura que nos permitiu estar no pleno exercício de nossas capacidades de gerar inteligência, trabalho e motivação para seguirmos adiante. O exercício do ensino/aprendizagem da História não se faz somente pela memorização de datas e fatos importantes, reconhecendo o destaque dos heróis e dos anti-heróis vistos na maioria das vezes de forma míope. O ensino/aprendizagem da História deve suscitar um preito de gratidão pelos homens e mulheres que nos legaram nossas tradições, nossos sentimentos de dor e alegria. Viver o ensino/aprendizagem de História requer a curiosidade de um sábio, a destreza de um cientista e a paixão de um artista. Para finalizar esta pequena introdução, é feito o convite a todos os alunos a conhecer este Caderno Didático e, a colocá-lo a serviço de suas necessidades e possibilidades de tornar o conhecimento uma prática mais saudável e mais feliz.
Collections
- Ebooks (Livros) [325]
The following license files are associated with this item: