Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCristino, Ana Paula da Rosa
dc.creatorTissotti, Claudia Aparecida Zanela
dc.date.accessioned2019-08-01T12:39:05Z
dc.date.available2019-08-01T12:39:05Z
dc.date.issued2011-09-17
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/17659
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThis research aimed at analyzing the possible articulations between the evaluation of the teaching process and learning the school management. In order to reach this purpose one established the following specific aims: reflect about the practices learning evaluation in the school day to day and to relate the learning evaluation to the school management proposing an integration. The methodological referrals happened through the qualitative approach and the bibliographical research which gave basis and and analyzed the themes delimited by the study. Through these analyses one observed that the ways are several to the learning evaluation, some focuses are more punctual, others more reflexive. However, the evaluation processes are more significant if continuous, systematic that promote the contextualization of the knowledge and the commitment of all the people involved in the act of evaluating, teachers and students and with the support of their families. The articulation of the school management with the evaluation happens through the action of all the organizations involved in the search for teaching quality and the consolidation of a democratic and citizen school.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAvaliaçãopor
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectEvaluationeng
dc.subjectSchool managementeng
dc.subjectLearningeng
dc.titleAvaliação do processo de ensinar e aprender e gestão escolar: convergências e divergênciaspor
dc.title.alternativeTeaching learning process evaluation and the school management: convergences and divergenceseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Constantina, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEsta pesquisa objetivou analisar possíveis articulações entre a avaliação do Processo de ensinar e aprender e a gestão escolar. Para alcançar esse propósito, foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: refletir sobre as práticas de avaliação da aprendizagem no cotidiano das escolas e relacionar avaliação da aprendizagem com a gestão escolar, propondo integração. Os encaminhamentos metodológicos se deram através da abordagem qualitativa e da pesquisa bibliográfica, os quais fundamentaram e analisaram as temáticas delimitadas para o estudo. Através das análises, se observou que são diversos os caminhos da avaliação da aprendizagem, alguns enfoques são mais pontuais, outros são mais reflexivos. Contudo, os processos avaliativos mais significativos são os contínuos, sistemáticos, que promovem a contextualização do conhecimento e o comprometimento de todos os envolvidos no ato de avaliar, professores e alunos, e com o apoio da família. A articulação da gestão escolar com a avaliação se dá através da unidade de ação entre todos os segmentos envolvidos na busca pela qualidade de ensino e a consolidação de uma escola democrática e cidadã.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto