Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMathias, Carmen Vieira
dc.creatorFarias, Marcelo Luís de
dc.date.accessioned2016-06-22T11:44:36Z
dc.date.available2016-06-22T11:44:36Z
dc.date.issued2011-10-07
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1765
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThis article has the purpose of verifying if the math teachers make use of information technology in teaching geometry, while underscoring the importance that geometry has in the process of teaching and learning for students of basic education. Initially presents a theoretical reference on teaching geometry and the information technology applied to the teaching of geometry, in order to contribute to the subject presented. To achieve the objectives of this paper, a survey was performed with mathematics teachers from public schools in the region of Vale do Rio dos Sinos, through a questionnaire of open questions about the use of the computer or of other information technology, by the professor of mathematics in teaching geometry. Subsequently, as from the questionnaires responses of the teachers surveyed, it was found that they believe that the use of technological resources in teaching geometry represents a valid technique for teaching and learning of geometry, and they think also that the use of information technology contributes positively to the performance of students in the classroom. However, during the research found that most mathematics teachers do not use information technology resources in their geometry classes.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGeometriapor
dc.subjectTecnologia da informaçãopor
dc.subjectEnsinopor
dc.titleO uso da tecnologia da informação pelo professor de Matemática no ensino de Geometriapor
dc.title.alternativeThe use of the information technology by the Math's teacher in teaching Geometryeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santana do Livramento, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaDpor
dc.description.resumoEste artigo tem o propósito de verificar se os professores de matemática fazem uso da tecnologia da informação no ensino de Geometria, e ao mesmo tempo ressaltar a importância que a Geometria tem no processo de ensino-aprendizagem dos alunos da educação básica. Inicialmente apresenta-se um referencial teórico sobre o ensino de Geometria e sobre a tecnologia da informação aplicada ao ensino de Geometria, visando contribuir para o assunto apresentado. Para atingir o objetivo principal deste artigo, foi realizada uma pesquisa com professores de matemática da rede pública de ensino, na região do Vale do Rio dos Sinos, através de um questionário de perguntas abertas sobre o uso do computador, ou de outra tecnologia da informação, pelo professor de matemática no ensino de Geometria. Posteriormente, a partir das respostas dos questionários dos professores pesquisados, verificou-se que os mesmos acreditam que a utilização de recursos tecnológicos no ensino de Geometria representa uma técnica válida para o ensino-aprendizagem de Geometria e que pensam, ainda, que o uso da tecnologia da informação contribui positivamente no desempenho dos alunos em sala de aula. Porém, no decorrer da pesquisa constatou-se que a maioria dos professores de matemática não utiliza recursos da tecnologia da informação em suas aulas de Geometria.por
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples