dc.contributor.advisor | Quadros, Claudemir de | |
dc.creator | Turra, Michelle | |
dc.date.accessioned | 2019-08-01T13:11:38Z | |
dc.date.available | 2019-08-01T13:11:38Z | |
dc.date.issued | 2011-09-17 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17660 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | This work is based on the continued importance of training teachers for the inclusion of autistic students in preschools in the municipality of Santa Maria, RS. The study is divided into chapters, and the first by reviewing literature on the theoretical aspects for the understanding of autism were based its historical aspects, definitions and characteristics. In the second chapter analyzed the current legislation related to inclusion. In third was contextualized within the early childhood education throughout its history and objectives. It also discussed the methodological actions for autistic children in early childhood education in the fourth chapter. The research field includes the fifth chapter, which presented a case study in the School of Early Childhood Education Doritos with answers to a questionnaire for teachers and staff analysis of the Pedagogical Political Project of the institution with regard to the process of continued teacher training. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Formação docente continuada | por |
dc.subject | Autismo | por |
dc.subject | Educação infantil | por |
dc.subject | Inclusão | por |
dc.subject | Continuing teacher education | eng |
dc.subject | Autism | eng |
dc.subject | Early childhood education | eng |
dc.subject | Inclusion | eng |
dc.title | Formação docente continuada: inclusão de alunos autistas em escola de educação infantil de Santa Maria, RS | por |
dc.title.alternative | Continuing education teacher autism inclusion of students in school early childhood education for Santa Maria, RS | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Agudo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Este trabalho baseia-se na importância da formação docente continuada para a inclusão de alunos autistas em escola de educação infantil do município de Santa Maria, RS. O estudo está dividido em capítulos, sendo que no primeiro através da revisão de literatura sobre os referenciais teóricos para a compreensão do autismo foram pautados seus aspectos históricos, definições e características. No segundo capítulo analisou-se a legislação vigente relacionada a inclusão. No terceiro foi contextualizado o âmbito da educação infantil através de sua história e objetivos. Também foram discutidas as ações metodológicas para alunos autistas na educação infantil no quarto capítulo. A pesquisa de campo contempla o quinto capítulo, que apresentou um estudo de caso na Escola de Educação Infantil Doritos com respostas de um questionário para a equipe de professoras, entrevista com a diretora e análise do Projeto Político Pedagógico da instituição no que diz respeito ao processo de formação docente continuada e inclusão de alunos autistas na educação infantil. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |