Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorQuadros, Claudemir de
dc.creatorTurra, Michelle
dc.date.accessioned2019-08-01T13:11:38Z
dc.date.available2019-08-01T13:11:38Z
dc.date.issued2011-09-17
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/17660
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThis work is based on the continued importance of training teachers for the inclusion of autistic students in preschools in the municipality of Santa Maria, RS. The study is divided into chapters, and the first by reviewing literature on the theoretical aspects for the understanding of autism were based its historical aspects, definitions and characteristics. In the second chapter analyzed the current legislation related to inclusion. In third was contextualized within the early childhood education throughout its history and objectives. It also discussed the methodological actions for autistic children in early childhood education in the fourth chapter. The research field includes the fifth chapter, which presented a case study in the School of Early Childhood Education Doritos with answers to a questionnaire for teachers and staff analysis of the Pedagogical Political Project of the institution with regard to the process of continued teacher training.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectFormação docente continuadapor
dc.subjectAutismopor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectContinuing teacher educationeng
dc.subjectAutismeng
dc.subjectEarly childhood educationeng
dc.subjectInclusioneng
dc.titleFormação docente continuada: inclusão de alunos autistas em escola de educação infantil de Santa Maria, RSpor
dc.title.alternativeContinuing education teacher autism inclusion of students in school early childhood education for Santa Maria, RSeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Agudo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho baseia-se na importância da formação docente continuada para a inclusão de alunos autistas em escola de educação infantil do município de Santa Maria, RS. O estudo está dividido em capítulos, sendo que no primeiro através da revisão de literatura sobre os referenciais teóricos para a compreensão do autismo foram pautados seus aspectos históricos, definições e características. No segundo capítulo analisou-se a legislação vigente relacionada a inclusão. No terceiro foi contextualizado o âmbito da educação infantil através de sua história e objetivos. Também foram discutidas as ações metodológicas para alunos autistas na educação infantil no quarto capítulo. A pesquisa de campo contempla o quinto capítulo, que apresentou um estudo de caso na Escola de Educação Infantil Doritos com respostas de um questionário para a equipe de professoras, entrevista com a diretora e análise do Projeto Político Pedagógico da instituição no que diz respeito ao processo de formação docente continuada e inclusão de alunos autistas na educação infantil.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto