dc.contributor.advisor | Krüger, Leonardo Germano | |
dc.creator | Tápia, Brasinicia Tereza | |
dc.date.accessioned | 2019-08-01T13:32:30Z | |
dc.date.available | 2019-08-01T13:32:30Z | |
dc.date.issued | 2012-12-01 | |
dc.date.submitted | 2012 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17661 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2012. | por |
dc.description.abstract | This monograph reflected on the Brazilian educational policies and the reality
of the students of the Youth and Adult Education, the Municipal Center of Basic
Education (MCEC) Oswaldo Aranha of Esteio/RS, expectations, motivations and
interests in view of the prospect of education as a political act and law throughout
life. Therefore, the research had the reference document analysis of the legal,
information published in the Brazilian educational reality and the IBGE census
questionnaire application with students of the MCEC EJA Oswaldo Aranha. Among
the results noted, stress is quite heterogeneous profiles of students, often motivated
by a family history of evasion and multi-repetition, factors that constitute barriers to
the completion and continuation of studies satisfactorily. From this, we conclude that
the access and retention of population in school at all levels and types of education
depends on the quality of education in Brazil, considering the skills and abilities
required in today's economic and social development. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gestão escolar | por |
dc.subject | Políticas públicas | por |
dc.subject | EJA (Educação de Jovens e Adultos) | por |
dc.subject | School management | eng |
dc.subject | Public policy | eng |
dc.subject | Youth and adults | eng |
dc.title | Políticas de educação de jovens e adultos no Brasil: desafios e perspectivas para a gestão escolar no município de Esteio/RS | por |
dc.title.alternative | Policies of youth and adult education in Brazil: challenges and prospects for management school in the city of Esteio/RS | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Sapucaia do Sul, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | A presente monografia refletiu sobre as políticas educacionais brasileiras e a
realidade dos discentes da Educação de Jovens e Adultos, do Centro Municipal de
Educação Básica (CMEB) Oswaldo Aranha de Esteio/RS, suas expectativas,
motivações e interesses, tendo em vista a perspectiva de uma educação como ato
político e de direito ao longo da vida. Para tanto, a pesquisa teve como referência a
análise documental do âmbito legal, informações sobre a realidade educacional
brasileira publicada nos censos do IBGE e aplicação de questionário com discentes
da EJA da CMEB Oswaldo Aranha. Entre os resultados constatados, sublinham-se
perfis bastante heterogêneos dos discentes, muitas vezes desmotivados pelo
histórico familiar de evasão e multirrepetência, fatores estes que constituem em
entraves para a conclusão e continuidade dos estudos de modo satisfatório. A partir
disso, é possível concluir que o acesso e permanência da população na escola em
todos os níveis e modalidades de ensino dependem da qualidade da educação
brasileira, considerando as competências e habilidades requeridas na atual
conjuntura econômica e social do país. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |