Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorKrüger, Leonardo Germano
dc.creatorTápia, Brasinicia Tereza
dc.date.accessioned2019-08-01T13:32:30Z
dc.date.available2019-08-01T13:32:30Z
dc.date.issued2012-12-01
dc.date.submitted2012
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/17661
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2012.por
dc.description.abstractThis monograph reflected on the Brazilian educational policies and the reality of the students of the Youth and Adult Education, the Municipal Center of Basic Education (MCEC) Oswaldo Aranha of Esteio/RS, expectations, motivations and interests in view of the prospect of education as a political act and law throughout life. Therefore, the research had the reference document analysis of the legal, information published in the Brazilian educational reality and the IBGE census questionnaire application with students of the MCEC EJA Oswaldo Aranha. Among the results noted, stress is quite heterogeneous profiles of students, often motivated by a family history of evasion and multi-repetition, factors that constitute barriers to the completion and continuation of studies satisfactorily. From this, we conclude that the access and retention of population in school at all levels and types of education depends on the quality of education in Brazil, considering the skills and abilities required in today's economic and social development.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectPolíticas públicaspor
dc.subjectEJA (Educação de Jovens e Adultos)por
dc.subjectSchool managementeng
dc.subjectPublic policyeng
dc.subjectYouth and adultseng
dc.titlePolíticas de educação de jovens e adultos no Brasil: desafios e perspectivas para a gestão escolar no município de Esteio/RSpor
dc.title.alternativePolicies of youth and adult education in Brazil: challenges and prospects for management school in the city of Esteio/RSeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sapucaia do Sul, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoA presente monografia refletiu sobre as políticas educacionais brasileiras e a realidade dos discentes da Educação de Jovens e Adultos, do Centro Municipal de Educação Básica (CMEB) Oswaldo Aranha de Esteio/RS, suas expectativas, motivações e interesses, tendo em vista a perspectiva de uma educação como ato político e de direito ao longo da vida. Para tanto, a pesquisa teve como referência a análise documental do âmbito legal, informações sobre a realidade educacional brasileira publicada nos censos do IBGE e aplicação de questionário com discentes da EJA da CMEB Oswaldo Aranha. Entre os resultados constatados, sublinham-se perfis bastante heterogêneos dos discentes, muitas vezes desmotivados pelo histórico familiar de evasão e multirrepetência, fatores estes que constituem em entraves para a conclusão e continuidade dos estudos de modo satisfatório. A partir disso, é possível concluir que o acesso e permanência da população na escola em todos os níveis e modalidades de ensino dependem da qualidade da educação brasileira, considerando as competências e habilidades requeridas na atual conjuntura econômica e social do país.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto