Projeto pedagógico do curso de Letras e Políticas Educacionais: diretrizes curriculares e referenciais de qualidade
Abstract
Este trabalho tem o intuito de abordar uma questão relevante para a gestão e as práticas educativas da Educação a Distância: a constituição do Projeto Pedagógico de Curso no que tange o processo de interação, que precisa seguir as normativas definidas para esse curso, além das determinações para essa modalidade. O Projeto analisado é do Curso de Letras Português a Distância da Universidade Aberta do Brasil/Universidade Federal de Santa Maria. Nesse sentido, para desenvolvermos esta pesquisa, efetuamos um estudo de caso e, para a coleta de dados, realizamos leitura e análise de Políticas Públicas Educacionais para a formação de professores da educação básica, mais especificamente as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Letras e os Referenciais de Qualidade para a Educação Superior a Distância. Em um segundo momento, realizamos uma análise de como foram transpostas as determinações estabelecidas por essas Políticas Públicas no Projeto Pedagógico do Curso em questão, para concluirmos em que medida as orientações em relação aos processos de interação estão sendo aplicadas nesse documento. Os resultados apontam que, em alguns aspectos do Projeto Pedagógico do Curso, há uma preocupação expressa em proporcionar a interação entre os participantes a fim de refletir, debater e problematizar os conteúdos estudados, as dúvidas dos estudantes, seus pontos de vista, mesmo que alguns aspectos não estejam tão explícitos quanto deveriam. Logo, compreendemos que há, sim, um cuidado em articular a proposta pedagógica do Curso com as diretrizes oficiais.
Collections
- Gestão Educacional - EaD [951]
The following license files are associated with this item: