Relações entre grandezas geométricas: um estudo de caso baseado na aprendizagem significativa e análise de erros
Resumo
Esta pesquisa teve como objetivo averiguar os subsunçores sobre conceitos de
variação existentes em alunos ingressantes no curso de Matemática, bem como
propor alternativas que possibilitassem uma aprendizagem significativa sobre esses
conceitos. Visou-se também avaliar a ocorrência de aprendizagem significativa por
meio da análise e classificação dos erros cometidos por alunos ingressantes no ano
de 2015, conforme o Modelo de Análise Didática de Erros (MADE), na resolução de
questões de Matemática propostas aos alunos participantes e que necessitavam
conhecimentos prévios sobre relações entre grandezas geométricas. A partir desta
análise foi elaborada uma atividade potencialmente significativa baseada na Teoria
da Aprendizagem Significativa (TAS), com o auxílio do Ambiente Virtual de Ensino e
Aprendizagem (AVEA) Moodle e do software GeoGebra. A pesquisa realizada é de
caráter quanti-qualitativa e nela empregaram-se como instrumentos questionário,
teste diagnóstico, entrevista, atividade investigativa e avaliação. Além da análise dos
erros, foram realizadas entrevistas para uma melhor compreensão e aprimoramento
do perfil dos alunos e dos motivos para as respostas dadas no levantamento das
dificuldades. Esta pesquisa foi dividida em quatro etapas. Na primeira etapa foi
aplicado um questionário e um teste diagnóstico para realizar um levantamento das
dificuldades, composto de 5 questões, com 24 alunos. Na segunda etapa desta
pesquisa, se propôs o desenvolvimento e aplicação de um material instrucional
potencialmente significativo com os alunos de Cálculo I no segundo semestre de
2015. Entretanto, para a análise da atividade potencialmente significativa e
comparação do desempenho dos alunos, foram considerados apenas os alunos que
realizaram o teste diagnóstico. De maneira concomitante foram realizadas
entrevistas, com 9 alunos, que participaram de ambas etapas, sendo que um deles
não realizou a atividade final. A escolha dos alunos ingressantes se deu pelo fato
dos alunos serem egressos do Ensino Médio de maneira que fazem parte de um
processo de transição Escola Básica/Ensino Superior em nível de conhecimentos.
Na terceira etapa, visou-se aplicar uma questão avaliativa para verificar o
desenvolvimento e aprendizagem dos alunos. Por fim, na quarta etapa, após e
durante a aplicação da atividade, foi realizada a avaliação da eficiência e
aplicabilidade do material instrucional no que tange à possíveis evidências de
aprendizagem significativa e/ou possível re/construção de conceitos subsunçores
básicos para uma aprendizagem significativa do tema relacionado as relações
geométricas funcionais.
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