Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDal Forno, Gedson Mario Borges
dc.creatorVieira, Marisa Corrêa
dc.date.accessioned2019-08-02T14:28:08Z
dc.date.available2019-08-02T14:28:08Z
dc.date.issued2011-12-01
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/17683
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThis work intends to look for new alternatives, through an intentional action which makes possible to rethink about the classroom. A new model where the use of technologies and educative medias propitiate a healthy environment, welcoming stimulating the production of texts and the reading of various genres. In front of this, we need to reflect about the attitude and questions presented in the daily school mainly on the difficult of teachers to consolidate an enjoyable reading practice elementary school children in the early years. In this perspective the practice will be based on a socio-interactional believing in the potential of each student respecting their time and knowledge. Presenting technological function resources and information technology process teaching and learning as a democratization to knowledge access. At the same time, it’s indispensable to change traditional concept in the classroom the teaching and the organization of educational procedures; giving the opportune to the knowledge construction, unleashing the authorship, the investigation, the establishment, and the sharing of ideas. The use of technologies as a tool to develop the textual production and the reading in the early years is still given in a shy way, maybe because the profession of teacher always had a direct relationship with books, chalk, black boards and paper. Last time, the universe of resources in the school entered into expansion, television, internet, various technological resources in the teacher’s disposal, bringing new perspectives to the teaching. From this study, we propose to build affirmative and critical attitudes in face of the use of technology and educational media.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectTecnologiaspor
dc.subjectProdução textualpor
dc.titleProdução textual e leitura nos anos iniciais com a utilização das tecnologias e mídias educacionaispor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santana do Livramento, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationMídias na Educação, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho pretende buscar novas alternativas, através de uma ação intencional que torne possível repensar a sala de aula. Um novo modelo, onde a utilização de tecnologias e mídias educativas propicie um ambiente saudável, acolhedor e estimulador da produção textual e leitura de diversos gêneros. Diante disso, é preciso refletir sobre as atitudes e questões apresentadas no cotidiano escolar, principalmente sobre as dificuldades dos docentes em consolidar uma prática prazerosa de leitura às crianças do ensino fundamental nos anos iniciais. Nessa perspectiva a prática estará baseada em uma visão sociointeracionista acreditando no potencial de cada um dos alunos, respeitando seu tempo e seus saberes. Apresentando a função dos recursos tecnológicos e da informática no processo ensino aprendizagem como a democratização do acesso ao conhecimento. Ao mesmo tempo é imprescindível mudar o conceito tradicional de sala de aula, de ensino e de organização dos procedimentos educativos; oportunizando a construção do saber, desencadeando a autoria, a investigação, o estabelecimento e o compartilhamento de idéias. A utilização das tecnologias como ferramenta para o desenvolvimento da produção textual e leitura nos anos iniciais, ainda se dá de uma forma muito tímida, talvez porque a profissão de professor sempre teve uma relação direta com livros, giz, quadro negro e papel. Nos últimos tempos, o universo de recursos nas escolas entrou em expansão; televisão, internet, vários recursos tecnológicos a disposição dos docentes, trazendo novas perspectivas para o ensino. A partir deste estudo propomos construir atitudes afirmativas e críticas em face de utilização das tecnologias e mídias educacionais.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto