dc.contributor.advisor | Dal Forno, Gedson Mario Borges | |
dc.creator | Vieira, Marisa Corrêa | |
dc.date.accessioned | 2019-08-02T14:28:08Z | |
dc.date.available | 2019-08-02T14:28:08Z | |
dc.date.issued | 2011-12-01 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17683 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | This work intends to look for new alternatives, through an intentional action which
makes possible to rethink about the classroom. A new model where the use of
technologies and educative medias propitiate a healthy environment, welcoming
stimulating the production of texts and the reading of various genres. In front of this,
we need to reflect about the attitude and questions presented in the daily school
mainly on the difficult of teachers to consolidate an enjoyable reading practice
elementary school children in the early years. In this perspective the practice will be
based on a socio-interactional believing in the potential of each student respecting
their time and knowledge. Presenting technological function resources and
information technology process teaching and learning as a democratization to
knowledge access. At the same time, it’s indispensable to change traditional concept
in the classroom the teaching and the organization of educational procedures;
giving the opportune to the knowledge construction, unleashing the authorship, the
investigation, the establishment, and the sharing of ideas. The use of technologies as a tool to develop the textual production and the reading in the early years is still
given in a shy way, maybe because the profession of teacher always had a direct
relationship with books, chalk, black boards and paper. Last time, the universe of
resources in the school entered into expansion, television, internet, various
technological resources in the teacher’s disposal, bringing new perspectives to the
teaching. From this study, we propose to build affirmative and critical attitudes in
face of the use of technology and educational media. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Leitura | por |
dc.subject | Tecnologias | por |
dc.subject | Produção textual | por |
dc.title | Produção textual e leitura nos anos iniciais com a utilização das tecnologias e mídias educacionais | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santana do Livramento, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Mídias na Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | Este trabalho pretende buscar novas alternativas, através de uma ação intencional
que torne possível repensar a sala de aula. Um novo modelo, onde a utilização de
tecnologias e mídias educativas propicie um ambiente saudável, acolhedor e
estimulador da produção textual e leitura de diversos gêneros. Diante disso, é
preciso refletir sobre as atitudes e questões apresentadas no cotidiano escolar,
principalmente sobre as dificuldades dos docentes em consolidar uma prática
prazerosa de leitura às crianças do ensino fundamental nos anos iniciais. Nessa
perspectiva a prática estará baseada em uma visão sociointeracionista acreditando
no potencial de cada um dos alunos, respeitando seu tempo e seus saberes.
Apresentando a função dos recursos tecnológicos e da informática no processo
ensino aprendizagem como a democratização do acesso ao conhecimento. Ao
mesmo tempo é imprescindível mudar o conceito tradicional de sala de aula, de
ensino e de organização dos procedimentos educativos; oportunizando a construção
do saber, desencadeando a autoria, a investigação, o estabelecimento e o
compartilhamento de idéias. A utilização das tecnologias como ferramenta para o
desenvolvimento da produção textual e leitura nos anos iniciais, ainda se dá de uma
forma muito tímida, talvez porque a profissão de professor sempre teve uma relação
direta com livros, giz, quadro negro e papel. Nos últimos tempos, o universo de
recursos nas escolas entrou em expansão; televisão, internet, vários recursos
tecnológicos a disposição dos docentes, trazendo novas perspectivas para o ensino.
A partir deste estudo propomos construir atitudes afirmativas e críticas em face de
utilização das tecnologias e mídias educacionais. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |