Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBarin, Cláudia Smaniotto
dc.creatorTodendi, Santina Teresinha dos Santos
dc.date.accessioned2019-08-05T13:42:09Z
dc.date.available2019-08-05T13:42:09Z
dc.date.issued2012-11-30
dc.date.submitted2012
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/17698
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2012.por
dc.description.abstractThis paper aims to reflect about the technologies as mediators of the teaching and learning and the school practice of the educator. Based on this context the paper is structured along the lines of a particular study, strengthened by theoretical frameworks, analyzing results of activities with students of the 3rd year of Elementary School in Kipper Carlos School from Arroio do Tigre / RS. The findings of this research indicated that the Information and Communication Technology (ICT) is still something unknown by the most teachers, even so there was a great interest and growth in the cognitive aspects of reading, writing, math games, logical exercises and textual productions, strengthening the necessity of the teachers provide moments of teaching and learning using technology tools. This work allowed a reflection on work and teacher education in this area, so that schools can strengthen the curriculum and pedagogical practices the link between teaching and learning and the technologies.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectTecnologiapor
dc.subjectCurrículopor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectTechnologyeng
dc.subjectCurriculumeng
dc.subjectTeachingeng
dc.subjectLearningpor
dc.titleContribuições das tecnologias no processo de ensino aprendizagempor
dc.title.alternativeContributions of technology in teaching learning processeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sobradinho, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho busca a reflexão acerca das tecnologias como mediadoras do processo de ensino aprendizagem e da prática escolar do educador. Baseado neste contexto o trabalho está estruturado nos moldes de um estudo de caso, fortalecido por referenciais teóricos, analisando resultados de atividades desenvolvidas com os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental da Escola Carlos Kipper, localizada no Município de Arroio do Tigre/RS. As constatações desta pesquisa assinalaram que as Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) ainda é algo desconhecido pela maioria dos educandos, mesmo assim houve grande interesse e crescimento cognitivo nos aspectos da leitura, escrita, jogos matemáticos, produções textuais e raciocínio lógico, fortalecendo a necessidade dos educadores proporcionarem momentos de ensino aprendizagem usando as ferramentas tecnológicas. Este trabalho permitiu uma reflexão sobre o trabalho e a formação do educador nesta área, para que as instituições escolares possam fortalecer no currículo escolar e nas práticas pedagógicas o vínculo entre o ensino aprendizagem e as tecnologias.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto