dc.contributor.advisor | Barin, Cláudia Smaniotto | |
dc.creator | Todendi, Santina Teresinha dos Santos | |
dc.date.accessioned | 2019-08-05T13:42:09Z | |
dc.date.available | 2019-08-05T13:42:09Z | |
dc.date.issued | 2012-11-30 | |
dc.date.submitted | 2012 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17698 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2012. | por |
dc.description.abstract | This paper aims to reflect about the technologies as mediators of the teaching and learning and the school practice of the educator. Based on this context the paper is structured along the lines of a particular study, strengthened by theoretical frameworks, analyzing results of activities with students of the 3rd year of Elementary School in Kipper Carlos School from Arroio do Tigre / RS. The findings of this research indicated that the Information and Communication Technology (ICT) is still something unknown by the most teachers, even so there was a great interest and growth in the cognitive aspects of reading, writing, math games, logical exercises and textual productions, strengthening the necessity of the teachers provide moments of teaching and learning using technology tools. This work allowed a reflection on work and teacher education in this area, so that schools can strengthen the curriculum and pedagogical practices the link between teaching and learning and the technologies. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Tecnologia | por |
dc.subject | Currículo | por |
dc.subject | Ensino | por |
dc.subject | Aprendizagem | por |
dc.subject | Education | eng |
dc.subject | Technology | eng |
dc.subject | Curriculum | eng |
dc.subject | Teaching | eng |
dc.subject | Learning | por |
dc.title | Contribuições das tecnologias no processo de ensino aprendizagem | por |
dc.title.alternative | Contributions of technology in teaching learning process | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Sobradinho, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | Este trabalho busca a reflexão acerca das tecnologias como mediadoras do processo de ensino aprendizagem e da prática escolar do educador. Baseado neste contexto o trabalho está estruturado nos moldes de um estudo de caso, fortalecido por referenciais teóricos, analisando resultados de atividades desenvolvidas com os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental da Escola Carlos Kipper, localizada no Município de Arroio do Tigre/RS. As constatações desta pesquisa assinalaram que as Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) ainda é algo desconhecido pela maioria dos educandos, mesmo assim houve grande interesse e crescimento cognitivo nos aspectos da leitura, escrita, jogos matemáticos, produções textuais e raciocínio lógico, fortalecendo a necessidade dos educadores proporcionarem momentos de ensino aprendizagem usando as ferramentas tecnológicas. Este trabalho permitiu uma reflexão sobre o trabalho e a formação do educador nesta área, para que as instituições escolares possam fortalecer no currículo escolar e nas práticas pedagógicas o vínculo entre o ensino aprendizagem e as tecnologias. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |