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dc.contributor.advisorStecca, Jaime Peixoto
dc.creatorTeixeira, Girlei Dario Zemolin
dc.date.accessioned2019-08-06T12:53:41Z
dc.date.available2019-08-06T12:53:41Z
dc.date.issued2011-07-25
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/17711
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Administração e Gestão Pública, RS, 2011.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectControle internopor
dc.subjectFaturamentopor
dc.subjectHospital universitáriopor
dc.titleO controle interno no faturamento das contas do Hospital Universitário de Santa Maria: uma análise críticapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationAdministração e Gestão Públicapor
dc.description.resumoO Controle é uma das funções clássicas da Administração de qualquer entidade, seja pública ou privada, sendo precedido pelas entidades administrativas de planejamento, organização e coordenação. Na administração pública, esta função é mais abrangente e necessária em virtude do dever de prestação de contas a que todo ente estatal está submetido. Para Almeida (1996) definiu o controle interno como o conjunto de procedimentos, métodos ou rotinas com os objetivos de proteger os ativos, produzir dados contábeis confiáveis e ajudar a administração na condução ordenada dos negócios de uma empresa. Assim, este artigo visa apresentar e analisar criticamente os procedimentos e ferramentas do controle interno no faturamento das contas do Hospital Universitário de Santa Maria, órgão integrante da Universidade Federal de Santa Maria, instituição essa que atua como hospital-escola, com sua atenção voltada para o desenvolvimento do ensino, da pesquisa e assistência em saúde, além de ser um dos únicos estabelecimentos do interior do estado do Rio Grande do Sul a atuar exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (S.U.S). O Setor de Contas, juntamente com os demais setores do Hospital Universitário de Santa Maria realiza suas operações de forma a respeitar a legalidade imposta, controlando cada passo com as ferramentas necessárias para tal atividade, pois a carência de recursos financeiros para investimentos em ferramentas já prontas determina a necessidade de criação, por parte dos servidores, de técnicas empíricas e amadoras para que o controle seja realizado. Atualmente a maioria das ferramentas utilizadas pelo setor são sistemas de informática, como por exemplo, o SISAIH, SIE, SIGTAP, programa de digitação de laudos, de digitação de APAC’s, que são obrigatórias para o próprio faturamento e que existem há, pelo menos, 15 anos. De 8 anos para cá, foram desenvolvidos controles paralelos, que centralizam o faturamento e que buscam dados de diversos programas e interligam-se para a obtenção de informações completas. No HUSM, para se ter um controle mais eficiente são necessárias algumas medidas como criação de ferramentas que facilitem o melhor controle das AIH ´s (Autorização de Internação Hospitalar) solicitadas a outros municípios, melhor controle das APAC´s (Autorização para Procedimentos de Alta Complexidade) bem como a necessidade de uma melhor regularidade dos controles já implantados nos últimos anos. Para Mosimann (1993) o controle atua como instrumento administrativo exigido pela crescente complexidade das empresas com o objetivo de atingir um bom desempenho. Teoria, essa que vai ao encontro de Crepaldi (2007), no qual afirmou que uma aplicação uniforme das normas favorece a alta qualidade do trabalho frente à pressões geradas devido a necessidade do cumprimento de tarefas complicadas em tempo hábil. Para Almeida (1996), o Controle Interno compreende o plano de organização e o conjunto coordenado de métodos e medidas, adotados por uma organização, para proteger seu patrimônio, verificar a exatidão e a fidedignidade de seus dados contábeis, financeiros e administrativos, ou o que lhe for desejado, além de promover a eficiência operacional e encorajar a adesão à política traçada pela administração.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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