A inclusão escolar de alunos com surdez em sala comum do ensino regular
Fecha
2010-12-20Autor
Teixeira, Vany de Souza Carneiro e
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Este estudo trata sobre a inclusão escolar de alunos com surdez em sala
comum do ensino regular. O interesse em abordar este tema deve-se ao meu
envolvimento nas questões de educação inclusiva, principalmente no que diz
respeito ao aluno surdo. A pesquisa é direcionada a partir do seguinte problema:
Como enfrentar o desafio de alfabetizar a criança com surdez na sala comum do
ensino regular? Os objetivos desta pesquisa é adquirir conhecimentos dos
instrumentos que possibilitam a construção dos saberes discentes, no processo
de inclusão de alunos com surdez em sala comum do ensino regular e
compartilhar experiências pedagógicas que contribuam com a confecção de
materiais didáticos alternativos e de metodologias educacionais que reconheçam
e valorizam a identidade surda no processo ensino aprendizagem.Os sujeitos
envolvidos são os docentes, os discentes e as famílias. Como metodologia optei
por uma pesquisa de campo, através da observação e entrevistas com os
profissionais da escola. Conclui-se, que os alunos com surdez, têm direito de
estudar em escolas regulares, independente do seu grau ou tipo de surdez, que
são vários. Porém é dever do sistema de ensino através de seus responsáveis,
promover as adaptações necessárias no que diz respeito a acessibilidade,
profissionais capacitados, material pedagógico, currículo adaptado, educação
bilíngüe, instrutor e intérprete de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), para
proporcionar ao aluno com surdez, um rendimento satisfatório de sua
aprendizagem. Portanto percebe-se que atualmente todas as pessoas são
dignas dos mesmos direitos.
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