Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGama, Maria Eliza Rosa
dc.creatorTeixeira, Léa Maria
dc.date.accessioned2019-08-07T12:39:54Z
dc.date.available2019-08-07T12:39:54Z
dc.date.issued2012-12-02
dc.date.submitted2012
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/17726
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2012.por
dc.description.abstractThis work studied the schooldropout in the first year of High School, in three public schools located in the urban area of the municipality of Soledad, RS, and sought to relate the actions of school administration before this concrete fact. To this end, developed a qualitative research case study involving fifteen school managers, namely principals, vice-principals and school supervisors of the schools surveyed. The methodological procedure was performed through an interview with the implementation of focus group technique, including, for this purpose, a group of one of the schools listed. The reflections made from the analysis of information and the building of the results showed that managers limit themselves to implement the actions envisaged in Political Pedagogical Project of schools, considering the school dropout occurs with more intensity in the first year of High School, shift night, but that this fact is already incorporated into the culture of schools, not deserving special attention and being seen as another everyday situation of the school environment. The students, in turn, also understand the truancy as a consequence result of who can not reconcile work and study. To reverse the high rates dropout and repetition, the Department of Education of Rio Grande do Sul proposed a new model for the High School from the year 2011, polytechnic and focuses on preparation for work.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEvasão escolarpor
dc.subjectEnsino médiopor
dc.subjectGestão escolarpor
dc.titleA gestão escolar diante do desafio da evasão de alunos do 1º ano do ensio médio, em Soledade/RSpor
dc.title.alternativeManagement school before the challenge of evasion of students of 1st year of high school in Soledade/RSeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Tio Hugo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoO presente trabalho estudou a evasão escolar no primeiro ano do Ensino Médio, em três escolas públicas estaduais, localizadas na zona urbana do município de Soledade, RS, e buscou relacionar as ações da gestão escolar diante desse fato concreto. Para tanto, desenvolveu uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, envolvendo quinze gestores escolares, sendo eles diretores, vice-diretores e supervisores escolares das escolas pesquisadas. O procedimento metodológico foi realizado através de uma entrevista, com a aplicação da técnica do grupo focal, incluindo, para tanto, uma turma de uma das escolas elencadas. As reflexões realizadas a partir da análise das informações e da construção dos resultados demonstraram que os gestores se limitam a implementar as ações previstas no Projeto Político Pedagógico das escolas, considerando que a evasão escolar ocorre com mais intensidade no primeiro ano do Ensino Médio, turno da noite, mas que tal fato já está incorporado à cultura das escolas, não merecendo atenção especial e sendo visto como outra situação cotidiana do ambiente escolar. Os alunos, por sua vez, também entendem a evasão escolar como uma consequência de quem não pode conciliar estudo e trabalho. Para reverter o alto índice de evasão e repetência, a Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul propôs um novo modelo para o Ensino Médio a partir do ano de 2011, centrado na politecnia e preparação para o trabalho.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto