Os condicionantes pela escolha da EaD dos estudantes de graduação na região norte gaúcha
Abstract
Cresce cada vez mais a necessidade da Educação Continuada por parte dos profissionais e daquelas pessoas que têm como objetivo ingressar em uma carreira, para essa continuidade deve existir Instituições que forneçam um ensino de qualidade e que atendam às necessidades desses sujeitos, por isso fez-se necessário um novo modelo de Graduação. Para tanto o objetivo desta pesquisa foi identificar os condicionantes que levam um estudante de Ensino Superior fazê-lo à distância e suas necessidades e dificuldades. Para obter as informações necessárias e responder tal questionamento foi desenvolvido um estudo quantitativo. Com o fim desta etapa seguiu-se a coleta de dados através de 52 questionários respondidos por estudantes de graduação EAD na região norte gaúcha. Os resultados obtidos mostraram quais as características pessoais e de escolha por esse tipo de curso, bem como o que esperam tanto de um Curso quanto de uma Instituição EAD. Dentre as informações alcançadas foi observado que os sujeitos em sua maioria trabalham, não trocariam o ensino EAD por um de modalidade presencial se possuíssem tempo, os graduandos buscam Instituições e Cursos reconhecidos pelo MEC e que em geral estão satisfeitos tanto com o curso quanto com a Instituição, porém deve ser levado em consideração as características negativas expostas pelos sujeitos, tais como informações sobre o ambiente virtual que no início ainda não estão acostumados a utilizá-lo e os horários de entrada na Instituição, já que há graduandos que moram em outras cidades e por dependerem de ônibus as vezes chegam atrasados. Com essas informações os gestores das Instituições Educacionais de Ensino Superior a Distância poderão identificar dificuldades futuras, bem como as insatisfações por parte de seus estudantes e utilizar os anseios deles como metas para que a Instituição alcance.
Collections
- Gestão Educacional - EaD [951]
The following license files are associated with this item: