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dc.contributor.advisorKrug, Hugo Norberto
dc.creatorFlores, Patric Paludett
dc.date.accessioned2016-06-22T14:11:43Z
dc.date.available2016-06-22T14:11:43Z
dc.date.issued2012
dc.date.submitted2012
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1775
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desporto, Curso de Especialização em Educação Física Escolar, RS, 2012.por
dc.description.abstractThis study aimed to analyze the pedagogical practice of academics during the Supervised Internship in relation to the proposed inclusion of students with disabilities in Physical Education classes. The methodology to be characterized by qualitative - in the form of descriptive case study. The participants were students from the 7th semester of Physical Education of CEFD / UFSM. The instrument for data collection was a semi-structured interview. The results were analyzed from four categories: a) planning education, b) the methodological procedures, c) the participation of students with disabilities and d) the teacher-student relationship (with disabilities). From the interviews you can contact that there was a concern on the part of academics to really work with the principles of inclusion school, seeking to draw a good teaching planning, adapting, if necessary, the proposed activities may also realize that academics sought to use approaches that allow the school inclusion, it was noted that the participation of students with disabilities was partial, and it was evident the academic approach with students with disabilities, showing attention, affection and concern to build ways to help students feel part of the gang. In this sense, the experience and the academic performance (future teachers) had this context, let your luggage even greater professional training trajectory, thus further preparing for the school reality, so inclusive.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFormação inicialpor
dc.subjectEducação físicapor
dc.subjectEstágio curricular supervisionadopor
dc.subjectPrática pedagógicapor
dc.subjectInclusão escolarpor
dc.titleFormação inicial de professores de Educação Física: o estágio curricular supervisionado em contexto escolar inclusivopor
dc.title.alternativeInitial training of teachers of Physical Education: the supervised internship in context inclusive educationeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationEducação Física Escolarpor
dc.description.resumoEste estudo teve como objetivo analisar a prática pedagógica de acadêmicos durante o Estágio Curricular Supervisionado em relação à proposta de inclusão de alunos com deficiência nas aulas de Educação Física Escolar. A metodologia caracterizou-se por ser qualitativa-descritiva sob a forma de estudo de caso. Os participantes foram acadêmicos do 7º semestre do curso de Educação Física - Licenciatura do CEFD/UFSM. O instrumento para a coleta das informações foi a entrevista semi-estruturada. Os resultados foram analisados a partir de quatro categorias: a) o planejamento de ensino, b) os procedimentos metodológicos, c) a participação do aluno com deficiência e d) a relação professor-aluno (com deficiência). A partir das entrevistas pode-se contatar que houve uma preocupação por parte dos acadêmicos em realmente trabalhar com os princípios da inclusão escolar, buscando traçar um bom planejamento de ensino, adaptando, caso necessário, as atividades propostas; também se pode perceber que os acadêmicos buscaram utilizar abordagens que possibilitem o processo de inclusão escolar; notou-se que a participação dos alunos com deficiência foi parcial; e ficou evidente a aproximação do acadêmico com os alunos com deficiência, demonstrando atenção, afeto e preocupação em construir maneiras de ajudar os alunos a se sentirem parte da turma. Neste sentido, a vivência e atuação que o acadêmico (futuro professor) teve neste contexto, deixou ainda maior sua bagagem profissional, sua trajetória formativa, assim o preparando ainda mais para a realidade escolar, de maneira inclusiva.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


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