A busca da criatividade: o espaço físico como potencializador
Resumen
A presente pesquisa tem o intuito de explorar a relação da criatividade com os espaços físicos de ensino. A partir dessa abordagem, definimos como nosso problema de pesquisa o seguinte questionamento: quais são os fatores do espaço físico que podem influenciar o desenvolvimento da criatividade e qual é a percepção das e dos estudantes em relação a esses fatores que influenciam a criatividade? Para que pudéssemos compreender esta indagação, traçamos como objetivo geral do estudo a tentativa de entender como os e as estudantes de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) percebem o espaço físico em relação aos fatores - estruturais, mobília, equipamentos, tecnologias, decorativos - que influenciam sua criatividade. Como objetivos específicos, buscamos a realização de uma revisão teórica sobre a conceitualização da
criatividade e dos espaços físicos, etapa na qual buscamos entender o cenário geral da criatividade e sua importância para o século XXI; a importância dos espaços físicos de ensino, relação dos espaços físicos com a criatividade, e que fatores presentes nestes podem estimular a criatividade; investigar como se estabelece a relação da criatividade com espaços físicos no cenário do curso de Publicidade e Propaganda da UFSM, a partir de uma consulta ao currículo do curso e da perspectiva do coordenador e dos e das estudantes. Para que tudo isso fosse possível, a metodologia adotada foi uma combinação das técnicas de coleta de pesquisa exploratória e explicativa, entrevista, aplicação de questionário e consulta ao currículo de ensino. Ademais, a conclusão foi de que os espaços físicos, da maneira como estão configurados atualmente, acabam inibindo a criatividade dos e das estudantes de Publicidade e Propaganda da UFSM.
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