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dc.contributor.advisorMattana, Luciano
dc.creatorDias, Elena Martins
dc.date.accessioned2019-08-08T12:07:26Z
dc.date.available2019-08-08T12:07:26Z
dc.date.issued2018
dc.date.submitted2018
dc.identifier.citationDIAS, E. M. Comunicação Tangram: uma metodologia de comunicação para micro e pequenas empresas. 2018. 88 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2018.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/17787
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, RS, 2018.por
dc.description.abstractThis paper seeks to understand the relationship between organizational strategy and strategic communication in the field of micro and small enterprises and to develop a communication model that meets the demands of these organizations. For this, a theoretical study about the competitive strategy was made using concepts of areas of the Administration in order to understand the impact of the organizational strategy in companies, as well as a survey of the scenario of the micro and small companies in Brazil and the behavioral patterns of its managers organization and communication. The objective of this work is to materialize in a communication methodology the fundamental processes for the elaboration of effective strategic communication plans, helping the communicators to understand the scenario of micro and small enterprises and the scope of their action in this context. The experimental design was elaborated through theoretical analysis and observational research. The result of the experimental project was the Tangram Communication, a communication methodology that is divided into briefing, quick plan, strategies and tools. The tools listed were: merchandising, communication advice, event planning, content production, inbound marketing, website and blog development, social media management and advertising campaigns.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectComunicaçãopor
dc.subjectComunicação estratégicapor
dc.subjectEstratégia organizacionalpor
dc.subjectMicro e pequenas empresaspor
dc.subjectCommunicationeng
dc.subjectStrategic communicationeng
dc.subjectOrganizational strategyeng
dc.subjectMicro and small entepriseseng
dc.titleComunicação Tangram: uma metodologia de comunicação para micro e pequenas empresaspor
dc.title.alternativeTangram communication: a communication methodology for micro and small enterpriseseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationComunicação Social - Publicidade e Propagandapor
dc.description.resumoO presente trabalho busca compreender as relações entre estratégia organizacional e comunicação estratégica no campo de atuação das micro e pequenas empresas e elaborar um modelo de comunicação que atenda às demandas dessas organizações. Para tanto, foi feito um estudo teórico acerca da estratégia competitiva utilizando conceitos de áreas da Administração a fim de compreender o impacto da estratégia organizacional em empresas, bem como um levantamento do cenário das micro e pequenas empresas no Brasil e os padrões comportamentais de seus gestores em relação à organização e à comunicação da mesma. O objetivo deste trabalho consiste em materializar em uma metodologia de comunicação os processos necessários para a elaboração de planos de comunicação efetivamente estratégicos, auxiliando os comunicadores a compreenderem o cenário das micro e pequenas empresas e a abrangência de sua atuação nesse contexto. O projeto experimental foi elaborado através de análises teóricas e pesquisas observacionais. O resultado do projeto experimental foi a Comunicação Tangram, uma metodologia de comunicação que se divide em briefing, plano rápido, estratégias e ferramentas. As ferramentas elencadas foram: merchandising, assessoria de comunicação, planejamento de eventos, produção de conteúdo, inbound marketing, desenvolvimento de sites e blogs, gestão de redes sociais e campanhas publicitárias.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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