O papel da publicidade no pós-consumismo
Resumen
A pesquisa busca problematizar o papel da publicidade no cenário do pós-consumismo. Nesse sentido, o intuito dessa monografia é investigar a atuação publicitária frente a ascensão do consumo consciente. O marco teórico do trabalho é desenvolvido a partir dos estudos sobre cultura do consumo de autores como Featherstone (1995) e Baudrillard (1996). O objetivo geral é analisar as mudanças nas dinâmicas de atuação do mercado publicitário diante da conjuntura do
pós- consumismo. Especificamente, buscamos caracterizar a transformação do consumo na contemporaneidade, pontuar as características de anúncios de impacto social a partir do case Shoot The Shit e aprofundar a temática incluindo perspectivas empíricas e teóricas a partir da contribuição de personalidades influentes neste cenário. Trata se de um estudo descritivo, baseado em pesquisa bibliográfica, documental e de campo. A amostra resulta de coleta realizada no período de agosto a setembro de 2018 por meio de entrevistas semi-estruturadas e estruturadas. O trabalho está dividido em Introdução, Aspectos Metodológicos, Discussão Teórica, Análise e Considerações Finais . Os resultados apontam para um nicho de modelo de negócio dentro da publicidade, em que o objetivo primordial da comunicação é gerar impacto social. Com isso, a linguagem lúdica, subjetiva e que prioriza o retorno em engajamento de públicos e comunidades supera a mensagem persuasiva e estritamente comercial.
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