Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRampelotto, Elisane Maria
dc.creatorCabello, Caroline Nunes
dc.date.accessioned2019-08-08T19:29:46Z
dc.date.available2019-08-08T19:29:46Z
dc.date.issued2015-12-04
dc.date.submitted2015
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/17826
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Educação Especial - Licenciatura Plena, RS, 2009.por
dc.description.abstractThis research had as main objective to investigate the achievements of a student with disabilities in inclusive Multiple context of a public school of Santa Maria-RS. To accomplish this, there was a brief reflection about the paradigm of inclusion and the school environment in this process based on the bibliography. Also made up consideration of the multiple disabilities and the Educational Service Specialist, as well as space and school context and the research subject. The methodology used was of qualitative research in which it was used as data collection instruments through direct observation made in the registry journal and a questionnaire administered to teachers and fellow Braian - subject matter of this study. The main results can be noted that despite the limitations that Braian features, it is considered both by teachers and by peers as an intelligent boy, quick-witted, optimistic, educated, friendly and has a good interaction with everyone at school wherein study. Therefore, inclusive education is a social movement that challenges the school to accept and work with the different. Bet these challenges is to affirm and believe that there is a way for the realization of school inclusion. And this path is part of the teaching and learning process and Braian achievements.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectDeficiência multiplapor
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectEscola regularpor
dc.subjectMultiple disabilitieseng
dc.subjectInclusioneng
dc.subjectRegular schooleng
dc.titleInclusão: as conquistas de Braian no contexto escolarpor
dc.title.alternativeInclusion: The Braian achievements in the school contexteng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationCentro de Educação Especial Diurnopor
dc.description.resumoEste trabalho de pesquisa teve por objetivo principal investigar as conquistas alcançadas por um aluno com Deficiência Múltipla no contexto inclusivo de uma escola estadual de Santa Maria-RS. Para alcançar este objetivo, fez-se uma breve reflexão, acerca do paradigma da inclusão e o contexto escolar neste processo tendo por base a bibliografia consultada. Também efetuou-se considerações sobre a deficiência múltipla e o Atendimento Educacional Especializado, assim como o espaço e contexto da escola e o sujeito da pesquisa. A metodologia utilizada foi a da modalidade de pesquisa qualitativa na qual utilizou-se como instrumentos de coleta de dados através da observação direta realizada como diário de registro e por um questionário aplicado aos professores e colegas de Braian – objeto de estudo deste estudo. Entre os principais resultados pode-se destacar que apesar das limitações que Braian apresenta, ele é considerado, tanto pelos professores quanto pelos colegas como um menino inteligente, de raciocínio rápido, otimista, educado, amigo e que apresenta uma boa interação com todos na escola em que estuda. Portanto, a educação inclusiva é um movimento social que desafia a escola a aceitar e trabalhar com as diferenças. Apostar nesses desafios é afirmar e acreditar que existe um caminho para a efetivação da inclusão escolar. E este caminho faz parte do processo de ensino aprendizagem e das conquistas de Braian.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto