dc.contributor.advisor | Rampelotto, Elisane Maria | |
dc.creator | Cabello, Caroline Nunes | |
dc.date.accessioned | 2019-08-08T19:29:46Z | |
dc.date.available | 2019-08-08T19:29:46Z | |
dc.date.issued | 2015-12-04 | |
dc.date.submitted | 2015 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17826 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa
Maria, Centro de Educação, Curso de Educação Especial - Licenciatura Plena, RS, 2009. | por |
dc.description.abstract | This research had as main objective to investigate the achievements of a student
with disabilities in inclusive Multiple context of a public school of Santa Maria-RS. To
accomplish this, there was a brief reflection about the paradigm of inclusion and the
school environment in this process based on the bibliography. Also made up
consideration of the multiple disabilities and the Educational Service Specialist, as
well as space and school context and the research subject. The methodology used
was of qualitative research in which it was used as data collection instruments
through direct observation made in the registry journal and a questionnaire
administered to teachers and fellow Braian - subject matter of this study. The main
results can be noted that despite the limitations that Braian features, it is considered
both by teachers and by peers as an intelligent boy, quick-witted, optimistic,
educated, friendly and has a good interaction with everyone at school wherein study.
Therefore, inclusive education is a social movement that challenges the school to
accept and work with the different. Bet these challenges is to affirm and believe that
there is a way for the realization of school inclusion. And this path is part of the
teaching and learning process and Braian achievements. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Deficiência multipla | por |
dc.subject | Inclusão | por |
dc.subject | Escola regular | por |
dc.subject | Multiple disabilities | eng |
dc.subject | Inclusion | eng |
dc.subject | Regular school | eng |
dc.title | Inclusão: as conquistas de Braian no contexto escolar | por |
dc.title.alternative | Inclusion: The Braian achievements in the school context | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Centro de Educação Especial Diurno | por |
dc.description.resumo | Este trabalho de pesquisa teve por objetivo principal investigar as conquistas alcançadas por
um aluno com Deficiência Múltipla no contexto inclusivo de uma escola estadual de Santa
Maria-RS. Para alcançar este objetivo, fez-se uma breve reflexão, acerca do paradigma da
inclusão e o contexto escolar neste processo tendo por base a bibliografia consultada.
Também efetuou-se considerações sobre a deficiência múltipla e o Atendimento
Educacional Especializado, assim como o espaço e contexto da escola e o sujeito da
pesquisa. A metodologia utilizada foi a da modalidade de pesquisa qualitativa na qual
utilizou-se como instrumentos de coleta de dados através da observação direta realizada
como diário de registro e por um questionário aplicado aos professores e colegas de Braian
– objeto de estudo deste estudo. Entre os principais resultados pode-se destacar que apesar
das limitações que Braian apresenta, ele é considerado, tanto pelos professores quanto
pelos colegas como um menino inteligente, de raciocínio rápido, otimista, educado, amigo e
que apresenta uma boa interação com todos na escola em que estuda. Portanto, a
educação inclusiva é um movimento social que desafia a escola a aceitar e trabalhar com as
diferenças. Apostar nesses desafios é afirmar e acreditar que existe um caminho para a
efetivação da inclusão escolar. E este caminho faz parte do processo de ensino
aprendizagem e das conquistas de Braian. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |