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dc.contributor.advisorMenezes, Eliana da Costa Pereira de
dc.creatorFroehlich, Daniela Camila
dc.date.accessioned2019-08-08T19:33:35Z
dc.date.available2019-08-08T19:33:35Z
dc.date.issued2016-12-16
dc.date.submitted2016
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/17831
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Educação Especial - Licenciatura Plena, RS, 2016.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEstatuto da pessoa com deficiênciapor
dc.subjectDiscursopor
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectProdução dos sujeitospor
dc.titleEstatuto da pessoa com deficiência: análises da produção de discursos sobre os sujeitospor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Especial Diurno – Licenciatura Plenapor
dc.description.resumoO presente estudo referente ao Trabalho de Final de Curso (EDE 1024), do curso de Educação Especial Diurno, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), apresenta uma análise do Estatuto da Pessoa com Deficiência, aprovado no ano de 2015, procurando analisar os discursos na constituição desses sujeitos e alguns desdobramentos na constituição dos sujeitos com deficiência. Para tanto aproximo-me da perspectiva teórico-metodológica pós estruturalista e busco construir um estudo de inspiração foucaultiana, elencando como materialidade analítica o Estatuto da Pessoa com Deficiência (2015). O percurso metodológico desse estudo apresenta articulação com a pesquisa “A Produção de Práticas discursivas no Campo da Educação Especial no Contexto da Racionalidade Inclusiva”, desenvolvida por pesquisadores do Grupo de Pesquisa Diferença, Educação e Cultura – DEC/CNPq/UFSM, cujo objetivo visa investigar as diferentes práticas discursivas no campo da educação especial produzidas no contexto da racionalidade inclusiva. A partir da análise no documento foi possível perceber discursos que produzem a responsabilização da sociedade sobre os sujeitos com deficiência e a necessidade de produção de garantias de que eles conquistem condições de autogestão, para não se constituírem como um risco para a sociedade. Possibilidade de duplo efeito dos discursos: sobre os sujeitos sem deficiência que precisam conduzir os sujeitos com deficiência para um modo de vida inclusivo; e sobre os sujeitos com deficiência que precisam aceitar desenvolver uma auto-gestão que lhe possibilite conquistar condições de inclusãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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