dc.contributor.advisor | Menezes, Eliana da Costa Pereira de | |
dc.creator | Pedrozo, Gabriela Orengo | |
dc.date.accessioned | 2019-08-08T19:47:27Z | |
dc.date.available | 2019-08-08T19:47:27Z | |
dc.date.issued | 2017-12-11 | |
dc.date.submitted | 2017 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17843 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa
Maria, Centro de Educação, Curso de Educação Especial - Licenciatura Plena, RS, 2017. | por |
dc.description.abstract | The study shows the reflexion about the practices doing in the environment o fone Specialised Institution, considering the contexto f inclusive Education. It comes from my own experience at the APAE-SM, as a intern in the Special Education Course (daytime) at the Federal University of Santa Maria. The metodology used was based in the qualifying approach, choosing as an instrument of data base the semi structured interviewwith teachers and students of the institution. At the end of this date base analyse it was possible to notice that the practice that is been developing in the institution can adjust to the principles of educational policies, providing experience and proposal with the goal of articulating the inclusion process, defending the approach that na Especial Education space can be strategies of work in na inclusive society. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação especial | por |
dc.subject | APAE-SM | por |
dc.subject | Inclusão social | por |
dc.subject | Práticas inclusivas | por |
dc.subject | Especial education | eng |
dc.subject | Social inclusion | eng |
dc.subject | Inclusive practices | eng |
dc.title | Apae Santa Maria/RS: uma análise sobre os processos de inclusão de jovens e adultos com deficiência | por |
dc.title.alternative | Santa Maria/RS Apae: a analyze about the teachers of yang people inclusions and adults with special needs | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Especial Diurno – Licenciatura Plena | por |
dc.description.resumo | O estudo apresenta uma reflexão sobre as práticas exercidas no ambiente de uma Instituição Especializada, considerando o contexto da Educação Inclusiva. Surge de experiências ocorridas na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE-SM), na condição de estagiária do Curso de Educação Especial (Diurno) da Universidade Federal de Santa Maria. A metodologia utilizada foi embasada na abordagem de pesquisa qualitativa, elegendo como instrumento de coleta de dados a entrevista semi estruturada, aplicada aos professores e alunos da instituição. Ao término das análises dos dados coletados foi possível perceber que as práticas desenvolvidas na instituição podem se ajustar aos princípios das políticas educacionais, proporcionando experiências e propostas com o objetivo de articular os processos de inclusão, defendendo a abordagem de que em um espaço de Educação Especial possam existir estratégias de se trabalhar a partir dos princípios de uma sociedade inclusiva. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |