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dc.contributor.advisorMenezes, Eliana da Costa Pereira de
dc.creatorPedrozo, Gabriela Orengo
dc.date.accessioned2019-08-08T19:47:27Z
dc.date.available2019-08-08T19:47:27Z
dc.date.issued2017-12-11
dc.date.submitted2017
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/17843
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Educação Especial - Licenciatura Plena, RS, 2017.por
dc.description.abstractThe study shows the reflexion about the practices doing in the environment o fone Specialised Institution, considering the contexto f inclusive Education. It comes from my own experience at the APAE-SM, as a intern in the Special Education Course (daytime) at the Federal University of Santa Maria. The metodology used was based in the qualifying approach, choosing as an instrument of data base the semi structured interviewwith teachers and students of the institution. At the end of this date base analyse it was possible to notice that the practice that is been developing in the institution can adjust to the principles of educational policies, providing experience and proposal with the goal of articulating the inclusion process, defending the approach that na Especial Education space can be strategies of work in na inclusive society.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectAPAE-SMpor
dc.subjectInclusão socialpor
dc.subjectPráticas inclusivaspor
dc.subjectEspecial educationeng
dc.subjectSocial inclusioneng
dc.subjectInclusive practiceseng
dc.titleApae Santa Maria/RS: uma análise sobre os processos de inclusão de jovens e adultos com deficiênciapor
dc.title.alternativeSanta Maria/RS Apae: a analyze about the teachers of yang people inclusions and adults with special needseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Especial Diurno – Licenciatura Plenapor
dc.description.resumoO estudo apresenta uma reflexão sobre as práticas exercidas no ambiente de uma Instituição Especializada, considerando o contexto da Educação Inclusiva. Surge de experiências ocorridas na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE-SM), na condição de estagiária do Curso de Educação Especial (Diurno) da Universidade Federal de Santa Maria. A metodologia utilizada foi embasada na abordagem de pesquisa qualitativa, elegendo como instrumento de coleta de dados a entrevista semi estruturada, aplicada aos professores e alunos da instituição. Ao término das análises dos dados coletados foi possível perceber que as práticas desenvolvidas na instituição podem se ajustar aos princípios das políticas educacionais, proporcionando experiências e propostas com o objetivo de articular os processos de inclusão, defendendo a abordagem de que em um espaço de Educação Especial possam existir estratégias de se trabalhar a partir dos princípios de uma sociedade inclusiva.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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