As influências da família e suas implicações no desenvolvimento do sujeito com altas habilidades/superdotação
Resumen
O presente trabalho buscou discutir as altas habilidades/superdotação (AH/SD) e as influências geneticamente e socialmente nessas características. Ao pensar nesses sujeitos com características de AH/SD, pensamos também em diversas influências que exercem nessas características como, por exemplo, o meio em que vivem. Diante disso, o tema que este trabalho aborda vem ao encontro das influências genéticas e ambientais para esse sujeito. Para verificar esse estudo, o objetivo geral foi compreender de que forma a família influencia geneticamente e/ou socialmente o filho com AH/SD. O aporte teórico que embasou esta pesquisa foram os autores: Renzulli (2014), Gardner (1995), Freitas e Pérez (2010), Virgolim (2007), Winner (1998), Feldhusen (1992), Lobo (2008), Rech (2016), entre outros. Além do mais, para a realização desse trabalho, nos caminhos metodológicos, optou-se pela abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso (MINAYO, 2013) a partir de uma entrevista semiestruturada com familiares do sujeito identificado com AH/SD. Os sujeitos participantes da pesquisa foram: a mãe, os avós maternos, o pai e os avós paternos. As entrevistas foram analisadas de forma descritiva articuladas com o referencial teórico que subsidiou esse trabalho. Com os resultados e a análise dos dados, percebeu-se que as influências genéticas e do ambiente estão presentes nos familiares do sujeito com AH/SD, principalmente a partir dos relatos das histórias de vida dos participantes. As considerações finais apontaram para as relações das memórias da narrativa de vida com as características de AH/SD, evidenciou que essas características foram passadas de gerações a gerações.
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