Avaliação funcional de crianças com deficiência intelectual: um estudo de caso
Resumo
O presente estudo de caso traz o trabalho com cinco crianças matriculadas numa Escola Municipal de Santa Maria – RS, a partir da utilização do instrumento de avaliação denominado Escala de Intensidade de Apoios para Crianças e Adolescentes (SIS-C), a qual está em início de validação para a cultura brasileira, vinculado as Universidades Federais de Santa Maria e do Paraná. Parte-se de uma breve contextualização sobre as modificações terminológicas e teóricas sobre a Deficiência Intelectual, o que se considera importante para entender o atual momento da deficiência no âmbito escolar. Foi abordado, também, durante o presente estudo definições sobre as formas de avaliação e as necessidades de apoio, o que está intimamente relacionado a aplicação e os resultados da Escala SIS. As escalas foram aplicadas através de um entrevistador e os entrevistados. Nas instruções da Escala é apresentado para que os respondentes sejam pessoas que conheçam muito bem o aluno, podendo incluir os pais, membros da família e professores. Assim, determinamos a importância de os entrevistados serem os pais e/ou responsáveis dos alunos, assim como foi entrevistado também o aluno. Após o término das aplicações foram realizadas as análises individuais e gerais dos resultados obtidos através das Escalas, e posteriormente observado as necessidades mais abrangentes de cada aluno. Assim, compreendemos a importância deste instrumento de avaliação para entender em quais áreas o indivíduo necessita de mais ou menos apoio. Baseado nisso, é possível construir Planos Individualizados de cada aluno, de acordo com suas necessidades de apoio, priorizando a aprendizagem e o desenvolvimento dos sujeitos, num olhar multidimensional, possibilitando a interação da família, da escola, da comunidade e dos diferentes contextos aonde ele está inserido.
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