Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorTonini, Andréa
dc.creatorDotto, Andryella
dc.date.accessioned2019-08-08T19:49:42Z
dc.date.available2019-08-08T19:49:42Z
dc.date.issued2017-12-20
dc.date.submitted2017
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/17850
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Educação Especial - Licenciatura Plena, RS, 2017.por
dc.description.abstractThis work presents a study that had the objective of know the perceptions of special education teachers regarding to students with specific learning disorders in context of specialized educational service. Two questions guided the proposed discussion, being, which the reasons for the special education teachers include the students with specific learning disorders in the specialized educational service and to beyond the legislation that does not consider the students with specific learning disorders target audience of Special Education and the specialized educational service, there are other reasons for the no attendance to students. For the realization of this work, were approached theoretical references pertinent to the subject of specific learning disorders and the Brazilian legislation regarding special education. The study was realized with six special education teachers of municipal and state network of Santa Maria/RS that act in the especial educational service. Therefore, with intention of respond of the better way possible the research questions and proposed objectives, was realized a field research and for the data collect, realized in the second half of 2017, it was considered the semiestructured interview as the most appropriate tool to get the necessary informations. From de proposed study, it is concluded that the teaching practice of special education professionals in school context reveals that students with specific learning disorders needs of specialized support and there are no national laws that ensure this right, originating a controversy in how to solve this situation for what all the students are in fact attended in the inclusive schools.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectTranstornos específicos da aprendizagempor
dc.subjectAtendimento educacional especializadopor
dc.subjectSpecial educationeng
dc.subjectSpecific learning disorderseng
dc.subjectSpecialized educational serviceeng
dc.titleTranstornos específicos da aprendizagem e o atendimento educacional especializado: uma polêmica na área da educação especialpor
dc.title.alternativeSpecific learning disorders and the specialized educational service: a controversy of especial education areaeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Especial Diurno – Licenciatura Plenapor
dc.description.resumoEste trabalho apresenta um estudo que teve o objetivo de conhecer as percepções dos professores de educação especial em relação aos alunos com transtornos específicos da aprendizagem no contexto do atendimento educacional especializado. Duas questões nortearam a discussão proposta, sendo, quais os motivos para os professores de educação especial incluírem os alunos com transtornos específicos da aprendizagem no atendimento educacional especializado e para além da legislação que não considera os alunos com transtornos específicos da aprendizagem público-alvo da Educação Especial e do atendimento educacional especializado, há outras razões para o não atendimento destes alunos. Para a realização deste trabalho, foram abordados referenciais teóricos pertinentes ao assunto dos transtornos específicos da aprendizagem e da legislação brasileira referente a educação especial. O estudo foi realizado com seis professoras de educação especial da rede municipal e estadual de Santa Maria-RS que atuam no atendimento educacional especializado. Portanto, com o intuito de responder da melhor forma possível as questões de investigação e os objetivos propostos, foi realizada uma pesquisa de campo e para a coleta de dados, realizada no segundo semestre de 2017, considerou-se a entrevista semiestruturada como ferramenta mais adequada para obter as informações necessárias. A partir do estudo proposto conclui-se que a prática docente dos profissionais da educação especial em contexto escolar revela que alunos com transtornos específicos da aprendizagem necessitam de um apoio especializado e não há leis nacionais que garantam este direito, originando uma polêmica em como resolver esta situação para que todos os alunos sejam de fato atendidos nas escolas inclusivas.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto