Inclusão & Alteridade surda: o desenvolvimento da lingua(gem) e comunicação na rotina escolar de uma criança com implante coclear em Santa Maria - RS
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Data
2017-12-14Autor
Morais, Djênifer Oliveira de
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O presente trabalho faz referência a um Estudo de Caso, a fim de discutir e conhecer a rotina escolar, de uma criança surda com Implante Coclear (IC), incluída em escola de ouvintes. O aluno surdo que faz parte da pesquisa, atualmente com cinco anos de idade, está matriculado na educação infantil de uma escola municipal de ensino fundamental de Santa Maria -RS. A criança utiliza-se de algumas palavras do português oral, de gestos e alguns sinais da Língua Brasileira de Sinais (Libras) para comunicar-se. Trata-se de uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa do tipo Estudo de Caso. A ideia de incluir a alteridade deficiente no sistema geral de ensino torna-se uma prática aconselhada conforme documentos como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional-LDBEN, e Declaração de Salamanca. Para investir neste estudo tem-se como problema de pesquisa: investigar como está sendo adquirida a lingua(gem) e como se efetiva a comunicação entre pares de uma criança surda com Implante Coclear incluída em escola de ouvintes em Santa Maria-RS? Tem como objetivo principal verificar o desenvolvimento da lingua(gem) e comunicação no cotidiano escolar de um aluno surdo com IC incluído em uma escola municipal de Santa Maria-RS. E para finalizar, a análise dos resultados da presente pesquisa demonstra que o aluno não está adquirindo lin(gua)gem estruturada, capaz de permitir seu desenvolvimento cognitivo e manter a comunicação no ambiente escolar.
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