dc.contributor.advisor | Rampelotto, Elisane Maria | |
dc.creator | Morais, Djênifer Oliveira de | |
dc.date.accessioned | 2019-08-08T19:50:02Z | |
dc.date.available | 2019-08-08T19:50:02Z | |
dc.date.issued | 2017-12-14 | |
dc.date.submitted | 2017 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17852 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa
Maria, Centro de Educação, Curso de Educação Especial - Licenciatura Plena, RS, 2017. | por |
dc.description.abstract | This paper refers to a case study to discuss and understand the school routine of a deaf child with cochlear implant among children without hearing problems. The student is five years old and is registered in the elementary school of a municipal institute located in Santa Maria, Rio Grande do Sul state. The student makes use of some oral portuguese words, gestures and some Libras's signals to communicate. It is a descriptive research of qualitative approach of the Case Study type. The idea of including deficient alterity in the general education system becomes a practice advised according to documents such as the Law of Directives and Bases of National Education-LDBEN, and Declaration of Salamanca. In order to invest in this study, the research problem is: How the language is being acquired and how is it possible to communicate among the colleagues of a deaf child with a Cochlear Implant, included in a traditional school in Santa Maria-RS? The main objective is to verify the development of the language and communication in the school routine of a deaf student with cochlear implant included in a municipal school in Santa Maria-RS. To conclude, the analysis of the results of the present research demonstrates that the student is not acquiring a structured structure, capable of allowing his cognitive development and maintaining communication in the school environment. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Surdez | por |
dc.subject | Lingua(gem) | por |
dc.subject | Comunicação | por |
dc.subject | Inclusão escolar | por |
dc.subject | Implante coclear | por |
dc.subject | Deafness | eng |
dc.subject | Interaction | eng |
dc.subject | School inclusion | eng |
dc.subject | Cochlear implant | eng |
dc.title | Inclusão & Alteridade surda: o desenvolvimento da lingua(gem) e comunicação na rotina escolar de uma criança com implante coclear em Santa Maria - RS | por |
dc.title.alternative | Inclusion and deaf alterity: the development of the language and communication of a child with a cochlear implant at school routine in Santa Maria - RS | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Especial Diurno – Licenciatura Plena | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho faz referência a um Estudo de Caso, a fim de discutir e conhecer a rotina escolar, de uma criança surda com Implante Coclear (IC), incluída em escola de ouvintes. O aluno surdo que faz parte da pesquisa, atualmente com cinco anos de idade, está matriculado na educação infantil de uma escola municipal de ensino fundamental de Santa Maria -RS. A criança utiliza-se de algumas palavras do português oral, de gestos e alguns sinais da Língua Brasileira de Sinais (Libras) para comunicar-se. Trata-se de uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa do tipo Estudo de Caso. A ideia de incluir a alteridade deficiente no sistema geral de ensino torna-se uma prática aconselhada conforme documentos como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional-LDBEN, e Declaração de Salamanca. Para investir neste estudo tem-se como problema de pesquisa: investigar como está sendo adquirida a lingua(gem) e como se efetiva a comunicação entre pares de uma criança surda com Implante Coclear incluída em escola de ouvintes em Santa Maria-RS? Tem como objetivo principal verificar o desenvolvimento da lingua(gem) e comunicação no cotidiano escolar de um aluno surdo com IC incluído em uma escola municipal de Santa Maria-RS. E para finalizar, a análise dos resultados da presente pesquisa demonstra que o aluno não está adquirindo lin(gua)gem estruturada, capaz de permitir seu desenvolvimento cognitivo e manter a comunicação no ambiente escolar. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |