Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCastro, Sabrina Fernandes de
dc.creatorSilva, Sarine Gonçalves da
dc.date.accessioned2019-08-08T19:50:29Z
dc.date.available2019-08-08T19:50:29Z
dc.date.issued2014-12-11
dc.date.submitted2014
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/17855
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Educação Especial Diurno, RS, 2014.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectAtendimento educacional especializadopor
dc.subjectSala de recursos multifuncionaispor
dc.titleOrganização e funcionamento do atendimento educacional especializado nas salas de recursos multifuncionais em escolas de Santa Maria/RSpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.description.resumoO seguinte trabalho originou-se com a participação no Grupo de Estudos e Pesquisa denominado Observatório Santa-Mariense de Educação Especial, o qual desenvolveu pesquisas no âmbito do Observatório Nacional de Educação Especial (ONEESP), coordenado nacionalmente pela professora doutora Enicéia Gonçalves Mendes da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Desta forma, este Trabalho de Conclusão de Curso busca conhecer a organização e o funcionamento das salas de recursos multifuncionais como sistema de apoio à escolarização de alunos com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação a fim de analisar os serviços de Atendimento Educacional Especializado oferecido nas Salas de Recursos Multifuncionais no contexto das escolas da educação básica das Redes Municipal e Estadual de Ensino do município de Santa Maria/RS. Assim, essa pesquisa trás, também, um estudo referente as políticas públicas que permeiam a Educação Especial com foco no Atendimento Educacional Especializado e nas Salas de Recursos Multifuncionais. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, tendo como instrumento de coleta de dados um roteiro de entrevistas adaptadas do ONEESP. As entrevistas foram realizadas com três professores de Sala de Recursos Multifuncionais que oferecem o Atendimento Educacional Especializado em duas escolas das redes públicas de ensino. Realizar esta pesquisa foi de extrema relevância para a minha formação como educadora especial, pois conhecer um dos espaços no qual poderei exercer minha docência implica em compreender a grande diversidade que é o contexto escolar. A partir das entrevistas e análises, foi possível perceber o quanto as docentes de ambas as redes de ensino, têm se deparado com as mesmas dificuldades e estão buscando que o seu papel enquanto docentes de Sala Recursos Multifuncionais se efetive no espaço escolar.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples