dc.contributor.advisor | Gomes, Anie Pereira Goularte | |
dc.creator | Seeger, Daiane Bairros | |
dc.date.accessioned | 2019-08-08T19:50:55Z | |
dc.date.available | 2019-08-08T19:50:55Z | |
dc.date.issued | 2014-12-10 | |
dc.date.submitted | 2014 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17858 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa
Maria, Centro de Educação, Curso de Educação Especial Diurno, RS, 2014. | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Narrativas | por |
dc.subject | Surdos | por |
dc.subject | Língua portuguesa | por |
dc.subject | Educação básica | por |
dc.subject | Ensino superior | por |
dc.title | Práticas da educação bilíngue na educação básica e ensino superior: narrativas dos surdos em relação à língua portuguesa | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Educação Especial Diurno | por |
dc.description.resumo | O seguinte estudo tem como tema Práticas da Educação Bilíngue na Educação Básica e Ensino
Superior: Narrativas dos Surdos em relação à Língua Portuguesa. Este Trabalho de Conclusão de
Curso – TCC foi desenvolvido a partir de análises das entrevistas semiestruturadas realizadas com
três alunos surdos do Ensino Superior da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. O objetivo é
entender os sentidos e significados da aquisição da Língua Portuguesa como marcas da trajetória
escolar. Na apresentação abordo a trajetória até ao tema de pesquisa e após a metodologia utilizada.
Seguindo apresento as análises da materialidade com seis subcapítulos com as recorrências
discursivas sobre o processo de aquisição da Língua Portuguesa narradas pelos surdos
entrevistados. E por fim a conclusão. Este trabalho entende o sujeito surdo através dos campos
teóricos dos Estudos Culturais e Estudos Surdos, conhecendo e analisando as narrativas que os
alunos entrevistados fazem sobre si em relação ao processo educacional. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |