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dc.contributor.advisorSchmidt, Carlo
dc.creatorSantos, Jéssica Pretto dos
dc.date.accessioned2019-08-08T19:51:16Z
dc.date.available2019-08-08T19:51:16Z
dc.date.issued2017-12-11
dc.date.submitted2017
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/17859
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Educação Especial Diurno, RS, 2017.por
dc.description.abstractThis present work is a final result of the Licentiate in Special Education Graduation Course at Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) and arises with the intention of broadening the reflections about the diagnosis of Autism Spectrum Disorder and its impact before the family and the school. “The Little Prince”, by Antonie de SaintExupéry, contributes to the initial reflections of some chapters, reflecting the thoughts and questions of childhood and the effect of becoming adults, of the role we play at each stage. The aim of the research was to know the possible effects of the diagnosis of autism on health and education and its relationship with family resilience. For this, the qualitative method was used in the perspective of a theoretical essay. The theoretical contributions of Oliveira and Poletto (2015), Tezzari (2009), Piccinini (2003), among others, served as support for analytical production. It is concluded that the impact of the diagnosis of Autism Spectrum Disorder generates various feelings in the family and educators, such as impotence, anguish and unpreparedness. Resilience is of paramount importance in the process of confronting, discovering and overcoming the diagnosis, not being a static process but involving the engagement of all. In the school space it is evident the need for teacher training so that the child with ASD has access to knowledge, with possibilities for full participation, besides the intervention of the special education service.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectAutismopor
dc.subjectDiagnósticopor
dc.subjectResiliênciapor
dc.subjectSpecial educationeng
dc.subjectAutismeng
dc.subjectDiagnosticeng
dc.subjectResilienceeng
dc.title“Eu sou responsável por ela...” diagnóstico do TEA: impactos na família e na escolapor
dc.title.alternative“I am responsible for her...” diagnostic of the ASD: impacts in family and schooleng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationEducação Especial Diurnopor
dc.description.resumoO presente trabalho é resultado final do curso de Graduação de Licenciatura Plena em Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e surge com o intuito de ampliar as reflexões acerca do diagnóstico do Transtorno de Espectro Autista e seu impacto diante da família e da escola. O Pequeno Príncipe de autoria de Antonie de Saint-Exupéry, contribui nas reflexões iniciais de alguns capítulos, sendo ele reflexo dos pensamentos e questionamentos da infância e do efeito de nos tornarmos adultos, do papel que assumimos em cada etapa. A pesquisa objetivou conhecer os possíveis efeitos do diagnóstico do autismo na saúde e na educação e sua relação com a resiliência familiar. Para isso utilizou-se o método qualitativo na perspectiva de um ensaio teórico. As contribuições teóricas de Oliveira e Poletto (2015), Tezzari (2009), Piccinini (2003), entre outros, serviram como apoio para a produção analítica. Conclui-se que o impacto do diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista gera diversos sentimentos nos familiares e educadores, tais como impotência, angústia e despreparo. A resiliência é de suma importância no processo de enfrentamento, descoberta e superação do diagnóstico, não sendo um processo estático, mas envolve o engajamento de todos. No espaço escolar é evidente a necessidade de formação de professores para que a criança com TEA tenha acesso ao conhecimento, com possibilidades de participação plena, além da intervenção do serviço da educação especial.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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