dc.contributor.advisor | Schmidt, Carlo | |
dc.creator | Santos, Jéssica Pretto dos | |
dc.date.accessioned | 2019-08-08T19:51:16Z | |
dc.date.available | 2019-08-08T19:51:16Z | |
dc.date.issued | 2017-12-11 | |
dc.date.submitted | 2017 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17859 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa
Maria, Centro de Educação, Curso de Educação Especial Diurno, RS, 2017. | por |
dc.description.abstract | This present work is a final result of the Licentiate in Special Education Graduation
Course at Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) and arises with the intention
of broadening the reflections about the diagnosis of Autism Spectrum Disorder and its
impact before the family and the school. “The Little Prince”, by Antonie de SaintExupéry,
contributes to the initial reflections of some chapters, reflecting the thoughts
and questions of childhood and the effect of becoming adults, of the role we play at
each stage. The aim of the research was to know the possible effects of the diagnosis
of autism on health and education and its relationship with family resilience. For this,
the qualitative method was used in the perspective of a theoretical essay. The
theoretical contributions of Oliveira and Poletto (2015), Tezzari (2009), Piccinini
(2003), among others, served as support for analytical production. It is concluded that
the impact of the diagnosis of Autism Spectrum Disorder generates various feelings in
the family and educators, such as impotence, anguish and unpreparedness. Resilience
is of paramount importance in the process of confronting, discovering and overcoming
the diagnosis, not being a static process but involving the engagement of all. In the
school space it is evident the need for teacher training so that the child with ASD has
access to knowledge, with possibilities for full participation, besides the intervention of
the special education service. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação especial | por |
dc.subject | Autismo | por |
dc.subject | Diagnóstico | por |
dc.subject | Resiliência | por |
dc.subject | Special education | eng |
dc.subject | Autism | eng |
dc.subject | Diagnostic | eng |
dc.subject | Resilience | eng |
dc.title | “Eu sou responsável por ela...” diagnóstico do TEA: impactos na família e na escola | por |
dc.title.alternative | “I am responsible for her...” diagnostic of the ASD: impacts in family and school | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Educação Especial Diurno | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho é resultado final do curso de Graduação de Licenciatura Plena
em Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e surge com
o intuito de ampliar as reflexões acerca do diagnóstico do Transtorno de Espectro
Autista e seu impacto diante da família e da escola. O Pequeno Príncipe de autoria de
Antonie de Saint-Exupéry, contribui nas reflexões iniciais de alguns capítulos, sendo
ele reflexo dos pensamentos e questionamentos da infância e do efeito de nos
tornarmos adultos, do papel que assumimos em cada etapa. A pesquisa objetivou
conhecer os possíveis efeitos do diagnóstico do autismo na saúde e na educação e
sua relação com a resiliência familiar. Para isso utilizou-se o método qualitativo na
perspectiva de um ensaio teórico. As contribuições teóricas de Oliveira e Poletto
(2015), Tezzari (2009), Piccinini (2003), entre outros, serviram como apoio para a
produção analítica. Conclui-se que o impacto do diagnóstico de Transtorno do
Espectro Autista gera diversos sentimentos nos familiares e educadores, tais como
impotência, angústia e despreparo. A resiliência é de suma importância no processo
de enfrentamento, descoberta e superação do diagnóstico, não sendo um processo
estático, mas envolve o engajamento de todos. No espaço escolar é evidente a
necessidade de formação de professores para que a criança com TEA tenha acesso
ao conhecimento, com possibilidades de participação plena, além da intervenção do
serviço da educação especial. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |