Práticas pedagógicas na perspectiva da educação inclusiva: narrativas de professoras
Resumo
Esta pesquisa surge de inquietações acerca das políticas da educação especial que vem desafiando
o contexto escolar. Em especial, na nossa investigação, tratamos sobre as concepções e práticas
pedagógicas que estão sendo construídas em meio às mudanças na educação. Nosso objetivo geral
foi compreender as concepções que compõem as práticas pedagógicas consideradas “práticas de
adaptação curricular” desenvolvidas no contexto da educação inclusiva. Como objetivos específicos
buscamos conhecer as concepções que fundamentam as práticas pedagógicas desenvolvidas na
escola e identificar as práticas pedagógicas desenvolvidas no contexto da educação inclusiva. A
metodologia caracteriza-se como pesquisa qualitativa de abordagem narrativa sociocultural, e para a
coleta dos dados utilizamos a entrevista narrativa semiestruturada. As colaboradoras foram três
professoras dos anos iniciais e uma educadora especial de uma escola da rede municipal de ensino,
de Santa Maria - RS. Nossa escrita fundamenta-se, além dos documentos legais, nos estudos de
Bolzan (2002), Beyer (2008), Michels et al (2010), Carvalho (2013), Libâneo (2013), Ball et al. (2016),
entre outros. Com esta investigação, entendemos que apesar dos desafios, das dúvidas, angústias,
“erros” e “acertos”, tentativas, expectativas... entre o grupo de professoras, nos parece que há uma
“sintonia” profissional, na busca de fazer e ser o mais correspondente possível para/no contexto da
educação inclusiva. Ora produzindo a educação especial como elemento fundamental na
reconfiguração da escola – articulação de práticas – o que parece estar mais firmado, ora produzindo
a educação especial como um possível adendo, que propõe a aproximação de práticas pedagógicas,
por algumas professoras, por meio das adaptações curriculares.
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