Libras: experiências vividas por acadêmicos ouvintes do curso de Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria - RS
Resumo
A disciplina de Libras está presente nos cursos de ensino superior, imprescindivelmente nos
de formação de professores. Desta forma, o objetivo deste trabalho é tomar conhecimento a
respeito de como se dá o processo de aquisição e aprendizagem da Libras por ouvintes no
ensino superior, especificamente no Curso de Educação Especial, como prevê o Decreto
5626/2005, a disciplina de Língua Brasileira de Sinais - Libras deve fazer parte do currículo
dos cursos de ensino superior, imprescindivelmente naqueles que visam a formação de
professores. Neste sentido, o objetivo deste trabalho é tomar conhecimento a respeito de
como se dá o processo de aquisição e aprendizagem da Libras por ouvintes, no ensino
superior, Investiga-se a aprendizagem da língua visual manual por estudantes ouvintes, bem
como, a percepção desses estudantes em relação à aprendizagem da Libras, ao longo da
trajetória acadêmica, verificando se os estudantes possuem dificuldades e quais seriam
elas. A metodologia utilizada para a realização deste estudo é a pesquisa descritiva de
abordagem qualitativa, inserindo-se na modalidade do Estudo de Caso. Para realizar a
coleta de dados, utilizou-se entrevistas semiestruturadas que foram aplicadas a cinco
acadêmicas do sétimo e oitavo semestres. Na revisão de literatura, realizou-se
primeiramente um estudo bibliográfico acerca da formação do professor ouvinte até a
inserção da Libras no currículo do Curso. A partir dos estudos de BRITO(1997,p.7),buscouse
referenciar a Libras como uma língua que passa pela experiência visual e também como
é aprendida como segunda língua - L2 - por ouvintes. A partir da análise dos dados,
observa-se que a maioria das acadêmicas não se sentem seguras em relação à
aprendizagem/domínio da Libras. As acadêmicas destacam a necessidade de aumentar a
carga horária da disciplina de Libras, apontando como indispensável o maior número de
aulas práticas e, principalmente, maior proximidade e contato direto com a comunidade
surda. Para encerrar esse estudo, é de fundamental importância afirmar que é na imersão
junto ao surdo e no contato com o universo surdo que as acadêmicas poderão aprender e
ter fluência na Libras.
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