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dc.contributor.advisorMarin, Marilu Favarin
dc.creatorWachtmann, Adriana
dc.date.accessioned2019-08-09T12:14:29Z
dc.date.available2019-08-09T12:14:29Z
dc.date.issued2006-05-18
dc.date.submitted2006
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/17869
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação num Enfoque Globalizador, RS, 2006.por
dc.description.abstractIt is known that in the interior of each education institution exists space to attribute new meanings to principles instituted officially and, if it gives through the analysis and quarrel on the educational purposes. A form to attribute these new meanings for the principles of the school could occur through an organizing and feasible form to teach, or either, through the calls work projects. How the abilities are defined as necessary to each individual and, in turn, they require the development of the capacity to articulate and to mobilize values, knowledge and abilities, placing them in practical to decide definitive situations, then as to develop the abilities through work projects? For example, the resume for ability comes to fill many gaps, aiming at to integrate continuously, gradual and, common knowledge s and specific, theoretical and practical abilities, ethical habits and attitudes and values, that make possible to the individuals the efficient exercise of its work, the active participation, social sphere, beyond its auto-accomplishment. However, it is given credit that the magnifying of the base of general education could prepare the pupils for the life in a total dimension, it s at this moment that if thinks about the work projects, as form to insert new actions in the curricular context. Of this form, it is intended, with this article, to evidence of that it forms happens (or not) the process of development of abilities and abilities in the pupils, when works by means of projects. This article still possess as objective to verify if a new to act teaching appears in way to the process above cited. To investigate the subject of this work a research of field in the Basic School of Marista Teaching was become fulfilled Santa Marta who is located in the periphery of the city of Santa Maria-RS and that currently takes care of about 900 children since the daily pay-school until 5ª series of basic education, with the young evangelizer children mission, preferential the poor ones in a creative and brought up to date process of education.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectCompetênciaspor
dc.subjectCurrículopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectAbilitieseng
dc.subjectResumeeng
dc.subjectEducationeng
dc.titleOs projetos de trabalho e suas viabilidades para formação de competênciaspor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação num Enfoque Globalizadorpor
dc.description.resumoSabe-se que no interior de cada instituição de ensino existe espaço para atribuir novos significados aos princípios instituídos oficialmente e, isso se dá através da análise e discussão sobre as finalidades educacionais. Uma forma de atribuir esses novos significados para os princípios da escola poderia ocorrer através de uma forma mais organizativa e viabilizadora de ensinar, ou seja, através dos chamados projetos de trabalho. Como as competências são definidas como necessárias a cada indivíduo e, por sua vez, requerem o desenvolvimento da capacidade de articular e mobilizar valores, conhecimento e habilidades, colocando-os em prática para resolver determinadas situações, então como desenvolver as competências através de projetos de trabalho? Por exemplo, o currículo por competência vem preencher muitas lacunas, visando integrar, gradual e continuamente, conhecimentos gerais e específicos, habilidades teóricas e práticas, hábitos e atitudes e valores éticos, que possibilitem aos indivíduos o exercício eficiente de seu trabalho, a participação ativa dentro da esfera social, além da sua auto-realização. Porém, acredita-se que a ampliação da base de educação geral poderia preparar os alunos para a vida, e é nesse momento que se pensa nos projetos de trabalho, como forma de inserir novas ações no contexto curricular. Desta forma, pretende-se, com este artigo, constatar de que forma acontece (ou não) o processo de desenvolvimento de habilidades e competências nos alunos, quando se trabalha por meio de projetos. Esse artigo possui ainda como objetivo verificar se um novo agir docente surge em meio ao processo acima citado. Para investigar o tema deste trabalho realizou-se uma pesquisa de campo na Escola Marista de Ensino Fundamental Santa Marta que está localizada na periferia do município de Santa Maria-Rs e que atualmente atende cerca de 900 crianças desde a pré-escola até a 5ª série do ensino fundamental, com a missão de evangelizar jovens e crianças, preferencialmente os empobrecidos num processo criativo e atualizado de educação.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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