dc.contributor.advisor | Marin, Marilu Favarin | |
dc.creator | Wachtmann, Adriana | |
dc.date.accessioned | 2019-08-09T12:14:29Z | |
dc.date.available | 2019-08-09T12:14:29Z | |
dc.date.issued | 2006-05-18 | |
dc.date.submitted | 2006 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17869 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação num Enfoque Globalizador, RS, 2006. | por |
dc.description.abstract | It is known that in the interior of each education institution exists space
to attribute new meanings to principles instituted officially and, if it gives
through the analysis and quarrel on the educational purposes. A form to
attribute these new meanings for the principles of the school could occur
through an organizing and feasible form to teach, or either, through the calls
work projects. How the abilities are defined as necessary to each individual
and, in turn, they require the development of the capacity to articulate and to
mobilize values, knowledge and abilities, placing them in practical to decide
definitive situations, then as to develop the abilities through work projects? For
example, the resume for ability comes to fill many gaps, aiming at to integrate
continuously, gradual and, common knowledge s and specific, theoretical and
practical abilities, ethical habits and attitudes and values, that make possible to
the individuals the efficient exercise of its work, the active participation, social
sphere, beyond its auto-accomplishment. However, it is given credit that the
magnifying of the base of general education could prepare the pupils for the life
in a total dimension, it s at this moment that if thinks about the work projects,
as form to insert new actions in the curricular context. Of this form, it is
intended, with this article, to evidence of that it forms happens (or not) the
process of development of abilities and abilities in the pupils, when works by
means of projects. This article still possess as objective to verify if a new to act
teaching appears in way to the process above cited. To investigate the subject
of this work a research of field in the Basic School of Marista Teaching was
become fulfilled Santa Marta who is located in the periphery of the city of Santa
Maria-RS and that currently takes care of about 900 children since the daily
pay-school until 5ª series of basic education, with the young evangelizer
children mission, preferential the poor ones in a creative and brought up to date process of education. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Competências | por |
dc.subject | Currículo | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Abilities | eng |
dc.subject | Resume | eng |
dc.subject | Education | eng |
dc.title | Os projetos de trabalho e suas viabilidades para formação de competências | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação num Enfoque Globalizador | por |
dc.description.resumo | Sabe-se que no interior de cada instituição de ensino existe espaço para
atribuir novos significados aos princípios instituídos oficialmente e, isso se dá
através da análise e discussão sobre as finalidades educacionais. Uma forma
de atribuir esses novos significados para os princípios da escola poderia
ocorrer através de uma forma mais organizativa e viabilizadora de ensinar, ou
seja, através dos chamados projetos de trabalho. Como as competências são
definidas como necessárias a cada indivíduo e, por sua vez, requerem o
desenvolvimento da capacidade de articular e mobilizar valores, conhecimento
e habilidades, colocando-os em prática para resolver determinadas situações,
então como desenvolver as competências através de projetos de trabalho? Por
exemplo, o currículo por competência vem preencher muitas lacunas, visando
integrar, gradual e continuamente, conhecimentos gerais e específicos,
habilidades teóricas e práticas, hábitos e atitudes e valores éticos, que
possibilitem aos indivíduos o exercício eficiente de seu trabalho, a participação
ativa dentro da esfera social, além da sua auto-realização. Porém, acredita-se
que a ampliação da base de educação geral poderia preparar os alunos para a
vida, e é nesse momento que se pensa nos projetos de trabalho, como forma
de inserir novas ações no contexto curricular. Desta forma, pretende-se, com
este artigo, constatar de que forma acontece (ou não) o processo de
desenvolvimento de habilidades e competências nos alunos, quando se
trabalha por meio de projetos. Esse artigo possui ainda como objetivo verificar
se um novo agir docente surge em meio ao processo acima citado. Para
investigar o tema deste trabalho realizou-se uma pesquisa de campo na Escola
Marista de Ensino Fundamental Santa Marta que está localizada na periferia
do município de Santa Maria-Rs e que atualmente atende cerca de 900
crianças desde a pré-escola até a 5ª série do ensino fundamental, com a
missão de evangelizar jovens e crianças, preferencialmente os empobrecidos
num processo criativo e atualizado de educação. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |